Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 2 de fevereiro de 2014
Você acredita que: Há uma verdade absoluta e é possível chegar a ela? Ou existe sim uma verdade absoluta mas é impossível alcançar a mesma? Explicite sua opinião:
Não há UMA verdade e sim verdades concernentes a cada assunto. Diz-se que uma verdade seja absoluta quando existe a total correspondência entre a realidade e o que se diz a respeito dela. Todavia tal proeza e muito difícil de ser obtida, pois a apreensão da realidade se faz por meio dos órgãos sensoriais, sendo, então, interpretada pelo cérebro. Tanto o veículo físico que carreia a mensagem do mundo para os sentidos quanto as vias neurológicas de transmissão dos sentidos ao cérebro e a interpretação do cérebro para construir a percepção, são passíveis de inúmeras falhas, que levam a percepções incorretas da realidade. Assim, o que cada um, subjetivamente, considera que seja verdade é a afirmação de sua percepção da realidade, se não estiver mentindo. O que mais próximo se pode ter da verdade absoluta a respeito de algo é um consenso entre várias verdades subjetivas, considerado como verdade objetiva. Mas não se pode ter uma garantia de que uma verdade objetiva seja absoluta. A verdade absoluta, pois, existe como um ideal abstrato a ser perseguido, sem nunca se poder dizer quando tenha sido alcançado, mesmo que já se o tenha.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário