Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 14 de março de 2014
Professor, sabemos que a Terra gira ao redor do Sol devido à curvatura do espaço-tempo. Isso é fácil de se observar para o caso de um planeta mas como se comporta para todos os planetas? Alguns estão mais "encima" e outro mais "embaixo" na curvatura?
A curvatura do espaço tempo em torno do Sol é gerada pelo conteúdo de massa e energia da matéria de que ele é feito, dos campos e da radiação que produz. Em cada ponto ao redor dele há um valor de curvatura que também depende da distância que esse ponto está dele. Assim, um corpo colocado com certa velocidade a certa distância do Sol, movimentar-se-á numa geodésica espaço-temporal (se não estiver sujeito a alguma outra interação, como a proveniente dos motores de um foguete) que, observada a partir de um referencial euclideano, como o que consideramos em nossas medições, coincidirá com as trajetórias espaciai elípticas que os planetas fazem. Para cada um, ela dependerá do afastamento e da velocidade possuídos pelo planeta. Se a velocidade não for adequada ao afastamento, o planeta poderá espiralar até cair no Sol ou se afastar definitivamente dele, também em espiral.s
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário