Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 27 de março de 2014
Qual a diferença entre ateu e agnóstico, considerando que a-teu seja aquele "sem teísmo" ou "não-teísta" e o agnosticismo também é não-teísmo?Todo aquele "não-teísta" é necessariamente ateu, como indicado pela etimologia?Como ficaria o agnóstico nisso aí?Ele NÃO é teísta, mas também não é ateu.Como?
Já expliquei isso muitas vezes, mas explico de novo. Agnóstico é quem considera que seja impossível saber se algo é verdade ou não, no caso a existência de Deus. Gnóstico é o que considera que se possa saber se algo é verdade ou não, também aplicável à existência de Deus. Cético é o que duvida de que algo seja verdade ou não, mas admite que se possa vir a saber. Então pode haver algum agnóstico que ache que Deus exista ou que ache que Deus não exista, mas apenas por crença e não por conhecimento. Esse foi o caso de Duns Scotto e William de Ockham, que eram teístas agnósticos. A maior parte dos teístas são gnósticos, isto é, consideram que e existência de Deus seja um conhecimento. Há também ateus gnósticos, chamados de ateus fortes. A maior parte dos ateus é cética ou fraca, como eu. Pode haver, também, algum teísta cético, isto é, que acha de Deus existe, mas tem dúvida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário