Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
http://ask.fm/wolfedler/answer/114901677597 falta argumentar porquê a senciência deve ser o ponto de divisão entre os que podem e não podem ser comidos.
Porque para comer um animal se o mata. E, pelo que percebemos, a morte é algo que nenhum deles deseja e nem se compraz, como nós, que também somos animais. Quanto mais senciente, mais a percepção da dor e o pavor da morte assolam o cérebro. Como a ética vem da empatia, ou seja, a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro e sentirmos o que ele sente, não é ético fazer a outrem uma ação de que não gostaríamos que se fizesse a nós. E como somos uma dentre as várias espécies de animais sencientes. também a ética se estende a ações em que o objeto seja um animal não humano. Exceto em casos de autodefesa não se justifica, pois, matar outro animal para ser comido, especialmente se ele tiver um nível razoável de senciência. Supor que a espécie humana seja mais importante do que as demais é uma consideração que não se sustenta, como a de supor que alguma raça humana seja superior às demais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário