Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
Professor Ernesto, não entendo quando dizem que antes do big bang o tempo não existia. Como é que o tempo passou a existir então? Dizer que veio o big bang e surgiu o tempo me parece ilógico, haja vista a necessidade do tempo para as coisas acontecerem. Obrigado pela atenção.
O tempo não é um dado apriorístico dentro do qual os eventos ocorrem. O tempo é a noção que advém, justamente, das alterações de estado do Universo. Se tudo permanecer imutável, não há passagem de tempo. Não havendo coisa alguma, também não há tempo, pois não há o que mudar. Mesmo havendo algo, se ficar inteiramente estático, em sua totalidade, não há tempo. O espaço também não é apriorístico. Só existe porque existe algo. Não havendo nada não há espaço também. Nem vazio. Aliás, não existe espaço vazio no Universo. Todo espaço é preenchido por algo. Não precisa ser matéria. Espaço sem matéria é vácuo. Isso existe. Mas o vácuo não é vazio. Ele contém campo e pode conter radiação. Quanto a ser ou não lógico, isso não é relevante. O comportamento do mundo não tem compromisso nenhum de ser lógico. Lógica é um construto humano. Não é inerente à natureza.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário