Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
Sobre "verdade absoluta", penso que ela existe e é como um sinônimo do que é a realidade em si. A verdade absoluta (a realidade) é o que todo conhecimento científico persegue. O que há é uma incerteza se a verdade obtida a partir do que se sabe é absoluta (representa a realidade sem erros), ou não.
A verdade não é a realidade em si. A verdade é uma relação entre a realidade e sua descrição. Seria absoluta de a descrição conferir fielmente com a realidade. Isso é muito difícil, pois não se tem uma percepção total da realidade, em razão de falhas de nossos sentidos. Além disso, toda descrição é construída a partir de um modelamento conceitual que reflete, necessariamente, não só o que se descreve, mas todo o conjunto de suposições de quem faz a descrição ou a explicação. O que se tem, então é uma verdade subjetiva. Quando há uma concordância entre muitas verdades subjetivas pode se dizer que se tem uma verdade objetiva (independente do sujeito) que é o mais próximo da verdade absoluta que se pode obter.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário