Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
Um observador percebe a luz de um trovão antes do som. Sabendo a diferença de tempo entre ambos, som e luz, como descobrir a distância em que o trovão ocorreu? OBS: meu interesse é na dedução dessa equação.
Como o som e a luz se propagam com velocidade constante, a distância percorrida será dada por d = v.t. No caso do som se tem d = vt e, para a luz, d = ct', em que v é a velocidade do som, c a da luz, t o tempo que o som leva para chegar e t' o tempo que a luz leva para chegar. Então, t = d/v e t' = d/c. Daí se tira que t - t' = d (1/v - 1/c) = d (c - v)/cv. Donde se tem: d = (t - t')cv/(c - v), em que t - t' é o intervalo entre a visão do relâmpago e a audição do trovão, provocados pelo raio. Como c = 300.000.000 m/s e v = 340 m/s, pode-se considerar c - v = c, ficando-se com d = (t - t') cv/c = (t - t')/v.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário