Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2015
Programa Primeira Classe
Em meu programa Primeira Classe, às 20 horas na rádio FM da UFV, apresentarei peças para voz (coro) e orquestra de Brahms. Sintonize em www.rtv.ufv.br ou, em Viçosa, em 100,7 MHz.
Se o Universo for infinito então é impossível ocorrer um Big Crunch, pois isso demoraria um tempo infinito para acontecer. Correto?
Sim. Um Big Crunch só pode acontecer se o Universo for finito.
Como vai seu coração?
Aquele muscular vai indo razoavelmente bem. Não sinto mais canseiras e nem dores no peito. Mas ainda sinto um certo aperto ao fazer um esforço um pouco maior ou se fico tenso, ansioso ou angustiado.
"A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende."(Arthur Schopenhauer) - O que pensa?
Não acho que seja sempre assim não. Nem sempre a música pretende exprimir qualquer filosofia e, nos casos em que exprime, acho que a razão compreende sim. Como em certos poemas sinfônicos, por exemplo "Os Prelúdios", "Assim Falou Zarathustra", na "Sinfonia Fantástica", nas "Kindertotenlieder", na "Schicksalslied", nas sinfonias números 5 e 6 de Tcahikovsky.
O que você pensa sobre o amor virtual(de rede social, duas pessoas que nunca se viram)? Ele é possível?
Perfeitamente possível. E pode ser tão intenso, profundo e completo, mesmo sendo platônico, do que um amor vivenciado presencialmente. Certamente que nutre o desejo do conhecimento pessoal e que isso pode ser desapontador. Por isso é muito importante que se seja totalmente sincero em todos os aspectos. Isso não garante que a outra pessoa seja sincera, mas quem for inteligente pode proceder a uma detecção da sinceridade do outro, num sutil trabalho de detetive. Em hipótese nenhuma se pode fazer uso de estratagemas de conquista e sedução que envolvam algum logro ou forma de ludibriar o outro. Aliás isso vale para qualquer relacionamento amoroso, mesmo não virtual. Não é que a sinceridade e a honestidade sejam a melhor tática. Podem até serem piores. Mas são a única forma ética de se conduzir um romance ou tudo na vida.
O que tem no seu pomar?
Jabuticaba, laranja campista, romã, marmelo, limão galego, caqui, goiaba, uvaia, uva, morango, coco, acerola, pitaia, café, maracujá, mexerica, ameixa e outras que não estou me lembrando.
Ernesto... você acha que o ateísmo é desculpa para um homem trair e não demonstrar tanto afeto pela pessoa que diz amar, a ponto de não querer se casar pelo menos no civil?
De modo nenhum. Não há nenhuma desculpa para a traição quer do homem quer da mulher. O ateísmo não abole a ética e traição é a maior falta de ética. O que eu não acho correto é a exigência de exclusividade gâmica nos relacionamentos amorosos. Mas essa falta de exclusividade monogâmica não é nenhuma traição, pois é uma atitude conhecida e consentida pelos envolvidos nas relações amorosas plurívocas. Quanto ao fato de considerar que o matrimônio formal seja algo desnecessário, não tem nada a ver com ateísmo e sim com anarquismo, que é uma condição em que as pessoas prescindem de contratos formais para tudo na vida. Se duas ou mais pessoas de um mesmo ou de mais de um sexo resolvem se unir para formar uma família, ter filhos e criá-los, isso é um compromisso a ser honrado pela decência que todo mundo tem que ter. Não há necessidade de nenhuma formalização legal. Inclusive porque os relacionamentos gâmicos não implicam em nenhuma dependência econômica de ninguém por parte de ninguém. Todo ser humano adulto tem a obrigação de prover seu próprio sustento e não depender de outro para isso. Da mesma forma que herança é algo inteiramente descabido. Portanto, as pessoas que se unirem para formar uma família são economicamente independentes mas vão unir seus esforços para o bem comum do grupo familiar, não só economicamente mas, principalmente, pelo apoio mútuo em todos os aspectos da vida, pelo convívio, pelo amor recíproco de todos, pelo prazer da companhia, pela fruição do prazer sexual e tudo o mais. Essa é que é a verdadeira noção de família, que pode ser monogâmica ou poligâmica, hetero, homo ou bissexual, podendo, inclusive, incluir membros assexuais. E isso não tem nada a ver com ateísmo. As pessoas que se unem para formar uma família, nesse conceito estendido considerado, podem ter, cada uma, a crença religiosa que quiserem, ou nenhuma.
A partir do momento em que existe alguma coisa (seja lá o que for), o tempo passa? Ou seja, só existe tempo se existir "matéria"?
Não. Pode haver tempo sem matéria. Mas tem que haver algo cujo estado se altere. Esse algo pode ser apenas campo e, em consequência, espaço para o conter. Não precisa haver matéria e nem radiação. Mas se não houver campo, não há conteúdo nenhum, porque matéria e radiação são quantizações de campo. Logo, sem campo não há o que possa se alterar e, logo, não há tempo (e nem espaço). Mas pode haver campo e espaço sem haver tempo, desde que esse campo seja imperturbável. Essa deve ser a condição assintótica do Universo no Big Rip. Mesmo havendo matéria, se ela não sofrer mais nenhuma alteração, o tempo pode não passar. Mas havendo radiação tem que haver passagem de tempo, pois a radiação não existe estacionária.
Pessoas machistas são mais felizes?
Isso é uma questão de levantamento estatístico de que não tenho conhecimento.
— Para você, a arte deve incomodar ou tranquilizar? (Livre interpretação)
A arte deve provocar comoção. Tanto para incomodar quanto para tranquilizar. Ou nenhum desses efeitos. Pode ser estimulante, inebriante, instigante, confundente, assustante, rejubilante, entristecedora, enfim, o que for. Só tem que provocar espanto e, daí, admiração ou repúdio.
Ernesto, não aguento mais a pressão da faculdade/trabalho. Como você fazia na época da faculdade para aturar o martírio do dia a dia?
Minha fleuma e meu estoicismo nunca me fizeram considerar que o excesso de incumbências fosse um martírio.
— Você acha que existem sonhos impossíveis? Você tem algum?
Sim. Eu sempre sonhei em ter uma alma que sobrevivesse à minha vida biológica e pudesse conter a minha consciência que teria uma duração indefinida. Também sonhei que pudesse haver um Deus com quem eu teria conversas eternas para que ele me explicasse tintim por tintim como funciona o Universo. E que ele implantasse o bem e a justiça em todos os planetas do Universo em que houvesse seres conscientes. Meu maior desapontamento é, justamente, saber que isso tudo é uma mera ilusão.
Você é do tipo de pessoa que defende um amigo ou um parente mesmo essa pessoa estando errada?
De forma nenhuma. Não defendo nenhum erro, até se for do meu pai.
Na sua opinião, o que é arte?
Arte é o fazer humano ou de outra espécie inteligente, não comprometido com a utilidade do que se faz. Mesmo que se faça algo útil, o aspecto artístico que ele possa apresentar é aquele que não interfere na utilidade do artefato plástico, sonoro, cinemático, léxico ou de que ordem for. O aspecto artístico de uma obra é, pois, aquele que vale apenas pelo prazer que sua apreciação desperta. O que não significa que seja necessariamente belo. Além do mais a arte não tem compromisso com nenhuma mensagem de outro cunho que possa transmitir (e a arte é especialmente propícia para isso). Uma obra pode ter elevado valor artístico é péssimo valor ético, por exemplo, ou vice versa. O valor artístico de uma obra está ligado à emoção despertada em quem a contempla, mas não apenas. Há um aspecto racional também envolvido. Nem sempre o resultado estético de uma obra se relaciona com a intenção de seu autor. Pode até haver obra de arte produzida sem a menor intenção de o ser. Arte é algo que, sendo percebido pelos sentidos, leva a mente a fruir um prazer contemplativo advindo da emoção que possa provocar. Note que essa emoção não é de ordem simplesmente sensorial, mas pode advir de uma intelecção calcada nas relações lógicas que a obra apresenta. Como acontecia muito com partituras musicais renascentistas e barrocas que eram feitas não para serem executadas e ouvidas, mas para serem analisadas musicalmente pela própria partitura e, assim, provocar a comoção estética em quem entenda de música. Da mesma forma que demostrações de teoremas matemáticos podem ser elaboradas de formas alternativas para provocar uma emoção proveniente da beleza lógica dos argumentos utilizados.
Professor, é possível provar que deus existe usando a filosofia ?
Até agora não vi prova filosófica nenhuma da existência de Deus que não fosse falaciosa. Não acho que seja possível se obter nenhuma prova filosófica da existência de Deus. Científica sim, poderia, se se observassem as ocorrências que se dizem que caracterizam Deus. Mas elas não são observadas.
O que o fez voltar a utilizar o Ask? Pensei que ficaria mais tempo afastado, o que felizmente não ocorreu
É que me dá vontade de responder uma ou outra que julgo mais interessante. Mas sem compromisso.
O que tu farias se tu fosses casado(a) e descobrisses o amor da tua vida fora do casamento?
Viveria os dois relacionamentos paralelos com o conhecimento e consentimento de ambas. Se não concordassem, teria que abdicar de um dos relacionamentos. Isso não significa que deixaria de amar a ambas, só que uma delas apenas platonicamente. Qual delas seria a do relacionamento ao vivo iria depender de muitos fatores, especialmente da intensidade do sentimento. Outros fatores, contudo, também iriam intervir na decisão, como a existência de filhos, por exemplo.
Você não gosta de judeus?
Não gosto nem desgosto. Da mesma forma que não gosto nem desgosto de russos, alemães, chineses, japoneses, americanos, protestantes, muçulmanos, espíritas ou seja o que for. Depende da pessoa. O que eu posso gostar ou desgostar é do judaísmo, do islamismo, da cultura russa, da cultura americana e assim por diante.
Vamos a seguinte situação: Você está encantado(a) por uma pessoa mui bela, charmosa e inteligente. O que seria crucial para que você perdesse o encanto por esta pessoa?
Se essa pessoa mostrasse não possuir um bom coração. A bondade é muito mais valiosa, muito mais cativante, muito mais atrativa do que a beleza, o charme ou a inteligência. Outro aspecto que, também, me deixaria completamente desencantado com a pessoa seria se ela mostrasse não ser honesta, não ser justa, não ser sincera, ser uma pessoa interesseira, dissimulada, golpista ou coisa que o valha. Antes de tudo tem que estar o caráter. Mas é claro que a beleza, o charme e a inteligência também são características extremamente determinantes para que se se sinta cativado por alguém. Só que não bastam. É preciso que tudo esteja reunido: beleza, charme, educação, inteligência, cultura, bondade, retidão, honestidade, justiça. E, como não, sensualidade, graciosidade, meiguice. Não é pouco o que me satisfaz.
Você se considera feminista?
Total e radicalmente feminista. Mas, do mesmo modo, completamente contrário ao femismo, que repudio com toda veemência. Considero que homens e mulheres, exceto nos aspectos estritamente ginecológicos, TÊM que ter exatamente os mesmos direitos, as mesmas oportunidades, os mesmos deveres, as mesmas responsabilidades. Considero que todas as atividades humanas, de todos os setores e em todos os níveis, TÊM que ser exercidas metade por mulheres, metade por homens. Não acho que possa existir NENHUMA atividade que seja vedada quer a homens quer a mulheres. Pode sim, haver algum homem ou alguma mulher que não seja capaz, individualmente, de exercer tal ou qual atividade. Também acho que, se homens são obrigados a prestar serviço militar, mulheres também TÊM que o ser. Não acho que possa haver redução de tempo de trabalho para aposentadoria para uma pessoa pelo fato dela ser mulher. Não acho que uma jornada dupla de trabalho (onde se inclui o trabalho doméstico) seja uma justificativa para isso, pois o trabalho doméstico TEM que ser, também, uma obrigação dos homens, que o compartilharão com as mulheres, meio a meio. Acho que o fato das mulheres exercerem atividades consideradas masculinas e vice versa é um fator extremamente positivo de enriquecimento pessoal e extremamente benéfico para a sociedade como um todo. Repudio qualquer diferenciação com relação a qualquer consideração do que homens ou mulheres possam fazer. Tudo que qualquer homem puder fazer socialmente e pessoalmente, qualquer mulher também TEM que poder do mesmo modo que tudo que qualquer mulher puder fazer socialmente e pessoalmente, qualquer homem TEM que poder fazer. E isso tem que ser encarado pela sociedade com a mais completa tranquilidade sem o menor resquício de preconceito.
O que acha daqueles religiosos que cometem atrocidades? Você acha que eles poderiam ter interpretado de forma errada seus livro sagrados ou há algo nos livros para estimular a violência?
Há algo nos livros para estimular a violência sim, porque esses livros ditos "Sagrados" são incoerentes e passíveis de várias interpretações, segundo a concepção do leitor. Quer os livros do judaísmo quanto os do cristianismo e do islamismo tanto possuem trechos de louvor à paz, ao amor e à concórdia quanto texto de incitação ao enfrentamento belicoso dos que não sejam partidários de sua considerada fé verdadeira. A verdadeira paz não será encontrada no mundo enquanto as religiões não forem consideradas como um fenômeno puramente antropológico e sociológico e percebidas da mesma forma como percebemos a religiosidade dos aborígenes australianos, dos indígenas sul-americanos ou dos selvícolas africanos. De fato, elas, fundamentalmente, todas são isso mesmo. Então é preciso que a humanidade se irmane em outro tipo de consideração. Mesmo que considere a existência de algum Deus, que essa consideração não seja faccionária e que admita que a humanidade toda possa reverenciar e louvar esse Deus, cada um a seu modo, sem que isso signifique para uns em relação aos outros, nenhum tipo de blasfêmia. Claro que o ideal é se libertar totalmente dessa noção, mas mesmo não o fazendo é possível se encontrar uma forma de conciliação calcada nas convergências que todas essas crenças possuem em relação a certos pontos de justiça, de solidariedade, de compaixão, de amor, de honestidade. Só que não restritas à comunidade interna de cada uma, mas à totalidade da humanidade.
O movimento feminista chegou ao ponto de ultrapassar os fundamentalistas religiosos em fanatismo e alienação,porque sera que se chegou a esse ponto ? tudo vira fanatismo no final ?
Muitas pessoas ultrapassaram os limites do feminismo e se tornaram femistas, o que é um desastre. Em vez de pugnarem por direitos e deveres iguais para homens e mulheres passaram a lutar pela inversão da situação machista para uma situação femista, que é um machismo às avessas. Isso é tão ruim quanto o machismo e tem que ser rechaçado com vigor, do mesmo modo que o machismo. Mas não são todas as pessoas que extrapolaram para o femismo. Há os verdadeiros e as verdadeiras feministas, que querem a igualdade total dos gêneros em termos de direitos e responsabilidades. Nem tudo vira fanatismo.
em relação a pergunta do diáfano,quais são esses indicios?
http://www.escribacafe.com/solipsismo-a-esquizofrenia-filosofica/
em comparação com a radiação cósmica nosso planeta é protegido por essas bandas ou anéis Van allem
O que protege parcialmente a Terra de raios cósmicos é o seu campo magnético. Os cinturões de Van Allen são regiões que contém partículas ionizadas aprisionadas pelo campo magnético.
quando uma pessoa morre ela pode ficar vagando onde morava?
Claro que não. A pessoa que morre deixa de existir. Portanto não tem extensão nem localização. Então não pode vagar por lugar nenhum. A não ser que você chame o corpo que era da pessoa de pessoa e ele ir sendo levado para lá e para cá por alguém.
Você acha que o Uber deve continuar a existir?
Acho. E acho que, inclusive, os taxistas devem aderir a ele.
Você concorda que aluguel é dinheiro jogado fora?
Não. Se você não possui uma casa e não arranja um lugar para morar de graça é normal que você pague um aluguel para morar. Da mesma forma que quem tenha alguma casa além da que mora é preferível que alugue para que alguém more do que a deixe vazia. Se a sociedade não fosse capitalista, então não haveria propriedade de imóveis, mas, como há, não vejo que quem possua mais de um imóvel deva ceder os demais para que as pessoas morem de graça. E também acho muito difícil que, nesta sociedade capitalista, todos possuam imóveis para morar. Portanto o dinheiro que se gasta para alugar uma casa é tão válido ser gasto quanto gastar dinheiro para comprar comida para comer, já que não se consegue, normalmente, obter comida de graça.
Ernesto, o que você acha do curso de engenharia mecânica?
Qualquer curso é excelente se for o curso daquilo que a pessoa gosta de fazer. A qualidade vai depender da instituição em que se faça. Mas não existe um curso, seja do que for, que seja melhor do que outro. Para cada pessoa um é o melhor.
Qual a engenharia que está mais próxima da matemática?
Engenharia é Física Aplicada e Física usa Matemática como ferramenta, logo, Engenharia também faz uso de Matemática. Cada modalidade de Engenharia faz mais uso desta ou daquela parte da Matemática. Para mim, as que mais usam Matemática são a Engenharia Elétrica e a Engenharia Nuclear.
Por que tu não escreves o português culto usando os pronomes "tu" e "vós" - com suas devidas flexões, obviamente?
Porque, então, ficaria pedante demais.
Quais conhecimentos de matemática alguém precisa ter para começar a estudar física?
Depende do nível que se pretenda. A Física do Ensino Médio requer a Matemática do Ensino Médio (que requer a Matemática do Ensino Fundamental). A Física do Ciclo Básico da Universidade requer a Matemática do Ciclo Básico da Universidade (Cálculo I e II, Álgebra Linear e Geometria Analítica - que, por sua vez, requerem a Matemática no Ensino Médio). A Física do Ciclo Profissionalizante da Universidade já requer mais Matemática, geralmente dada na disciplina "Métodos Matemáticos da Física". No Mestrado e no Doutorado existem os Métodos Matemáticos adequados às necessidades de cada um.
Durante sua expansão, o Universo, hipoteticamente, poderia vir a se tornar estático?
Não. As leis que descrevem o comportamento global do Universo, já suficientemente testadas e verificadas como válidas, não admitem soluções estáticas. O Universo é necessariamente dinâmico. Ou ele está se expandindo ou se contraindo.
Comente esta asserção: O mundo objetivo continua sendo uma hipótese, apesar de natural. (Erwin Schrödinger)
Discordo totalmente. Os indícios da existência do mundo objetivo e, portanto, de refutação do solipsismo, são suficientemente grandes para aceitar sua existência real.
Há realmente um hemisfério dominante do cérebro em cada pessoa?
http://neuroinformacao.blogspot.com.br/2011/08/qual-o-meu-hemisferio-dominante.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9rebro_humano
http://www.cerebromente.org.br/n01/arquitet/hemisferios.htm
http://www.iansi.org/cl_neuro_hemisferios.asp
Professor Ernesto, o universo não observável também possuie três dimensões, ou não necessariamente? É possível a existência de outros universos, assim como o nosso, dentro desse universo infinito? Em havendo, é possível uma colisão entre eles?
O Universo não observável é uma continuação do observável exatamente com as mesmas características. Inclusive, para cada lugar do Universo em que se esteja, a porção observável é diferente. Certamente que nós estaremos no Universo Não Observável da maior parte do Universo. Não são outros universos. São porções deste mesmo Universo. O Universo é único.
Em sua opinião, o que certamente impediria uma sociedade anarco-capitalista em prosperar?
Acho que ela prosperaria. Mas não seria justa. Por isso é abominável. A desigualdade seria muito grande.
Que tipo de mudanças você acha que o sistema de educação brasileiro ainda precisa passar pra ser considerado muito bom?
Horário integral. Seleção rigorosíssima de professores com excelentes salários (não só bons), Exigência elevada de desempenho acadêmico para aprovação. Sistema individualizado de progressão acadêmica, com a abolição de séries, turmas, aulas e provas. Abolição da Educação Particular em todos os níveis. Em suma, adotar um esquema do tipo existente na "Escola da Ponte" de Portugal.
Professor, mesmo sem provas concretas, seria humanamente possível irmos para "outra realidade" através de um buraco de minhoca (atalho através do espaço e do tempo), como mostrado no filme "Interestelar"?
Acontece que esses túneis, se existirem, são provenientes de um estiramento e compressão do espaço tempo que, permitindo a passagem de algo através deles, transformam esse conteúdo em uma massa disforme de partículas elementares completamente desestruturadas, não permitindo que o que saia do outro lado possua qualquer estrutura organizada. Todavia não há evidência nenhuma que tal tipo de túnel exista na realidade.
Ernesto,qual a vantagem de se estar vivo, sem ter dinheiro para fazer nada?
Para viver a vida são necessários certos bens que podem ser obtidos de vários modos: pegando-se diretamente na natureza, fazendo (o que inclui plantando para colher), ganhando, trocando, comprando ou roubando. O dinheiro só é necessário para um deles. Excluindo o roubando, que não é honesto, existem quatro meios legítimos e práticos de se obter bens requeridos para se viver. Ora, viver é um privilégio incomensurável. Uma raridade cósmica fantástica. Não seria a falta de dinheiro que impediria alguém de fruir a vida e todas as suas benesses. Ela pode pegar alimentos diretamente na natureza, pode pegar um monte de coisas com as quais fazer utensílios e trocar por outras coisas, pode fazer suas próprias roupas. Além do mais, se ela estiver inserida em alguma comunidade que possua uma civilização na qual exista dinheiro, ela pode obtê-lo a partir de seu trabalho. Não me refiro a ter um emprego, mas a trocar trabalho por comida ou por dinheiro e, com isso, conseguir sobreviver e, mesmo, gozar a vida, até com prazer. Existir é muito melhor do que não existir, portanto, estar vivo, por si só, é uma grande vantagem, tenha-se ou não dinheiro. Ademais há muita coisa interessante para se curtir no mundo que não requer dinheiro nenhum.
Professor, utopias podem ser realizadas! Sua ideologia anarco-comunista, quando a explico pra alguém... Depreciam argumentando que é impossível, que não passa de uma utopia. É uma utopia, mas utopias acontecem sim! Por que as pessoas acham esse argumento válido? Como podemos replicar?
Certamente que é uma utopia em termos atuais da humanidade. Mas, pensando em um futuro um pouco mais remoto, de alguns séculos ou poucos milênios, é uma situação perfeitamente alcançável, se se fizer um esforço consciente nesse sentido. O movimento anarquista já foi grande no século XIX mas falhou por uma razão fundamental. Eles queria atingir a anarquia por meios revolucionários e isso não é possível pelo próprio conceito de anarquia. Tem que ser por evolução. E essa evolução é possível se várias pessoas se dispuserem a divulgar esse ideal e a tomarem medidas concretas, mesmo pequenas, nesse sentido, como trabalhar parte do tempo de graça para benefício coletivo. A compartilhar muita coisa comunitariamente e assim por diante. Com dedicação e compromisso e, principalmente, com muita persistência, pois não se verá resultado no tempo de vida da pessoa mas apenas ao longo de várias gerações. As pessoas que se dedicarem a isso têm que estar cônscias que não vão tirar proveito, mas só as gerações futuras. E, mesmo assim, trabalhar para tal.
Vc já conseguiu doutrinar muitas pessoas para o anarco -comunismo ?
Muitas não, mas algumas sim. Acho que algumas dezenas ou poucas centenas. Não é fácil, porque o anarco-comunismo tem uma componente altruísta muito grade e é difícil as pessoas se tornarem desprendidas e generosas e, ao mesmo tempo, dedicadas e diligentes. Quase sempre as pessoas querem um retorno pelo que fazem.
Qual a diferença entre emprego e sub emprego?
Emprego é a ocupação assalariada que provê uma renda capaz de satisfazer as necessidades de sobrevivência e superá-las com certa margem de conforto que permita à pessoa o gozo de uma vida aprazível, certamente sem luxo. Sub emprego é o emprego cujo salário não é capaz disso.
Professor, acha sentido dizer que o sentido da vida é dar sentido a ela?
De certa forma, sim. A vida não tem um sentido próprio que seja dado por algo externo a ela. O sentido da vida é apenas, simplesmente, viver. Como a evolução nos proveu de uma mente consciente, buscamos um sentido para a vida que nós mesmos temos que encontrar. Mas não basta ficar procurando esse sentido. É preciso encontrá-lo e se dedicar a ele. Isto é, viver a vida para que ele seja realizado. Claro que isso pode mudar ao longo da vida. O que não se pode, sob pena de se sentir vivendo uma vida inteiramente sem sentido, é não buscá-lo, não achá-lo e, achando-o, não viver em função dele.
Ernesto, o campo gravitacional de um corpo é infinito?
Em extensão espacial, sim. Mas, em intensidade ele vai sendo cada vez menor, à medida que se afasta do corpo. Em decorrência a quantidade de campo (o seu fluxo), que é a integral da intensidade sobre uma superfície fechada que envolva o corpo, é um valor finito e invariável, mesmo que a superfície seja tomada a grandes distâncias do corpo. Esse valor do fluxo total do campo é proporcional à massa e ao conteúdo energético que o gera.
Tu tens que ser aquilo que o amanhã precisa?
De modo nenhum. Para começar ninguém tem que ser coisa nenhuma. Cada um deve ser aquilo que supre suas aspirações interiores e lhe faz sentir realizado na vida. Não interessa se isso seja o que o hoje ou o amanhã precise. Claro que será necessária uma colaboração de cada um no sentido de prover o mundo de suas necessidades para o bem de todos. Mas, uma vez isso feito, a pessoa pode e deve se realizar pessoalmente naquilo que quiser.
A favor ou contra pena de morte ?
Contra. Por três razões. A primeira é que ela não permite a correção de error jurídicos. A segunda é que a punição que ela aplica não provoca nenhum impacto psicológico, uma vez que, morta, a pessoa não sente mais nada. E terceiro que ela não é capaz de promover a reeducação da pessoa para retornar ao convívio social normal. O único resultado positivo dela é impedir que a pessoa possa cometer outro crime. É claro que estou considerando que a punição por vingança é algo inteiramente sem cabimento, em qualquer circunstância.
Ernesto, por que os satélites gravitam no mesmo sentido da rotação da Terra?
Porque é o modo de colocá-los em órbita com o menor dispêndio de combustível, uma vez que parte da velocidade orbital já é fornecida pela velocidade de rotação da Terra.
Testes de personalidade são pseudocientíficos?
Depende do Teste. Há os que são planejados cientificamente e os que não. É preciso consultar uma pessoa da área para indicar os sérios.
Alguém com duas graduações, Matemática e Física, consegue fazer pós em Engenharia Aeroespacial? E quem é formado apenas em Matemática, e tem Mestrado em Física (aliás, tem como?)... Consegue realizar o doutorado nessa área? Ou necessariamente precisa ter graduação na área, para fazer pós nela?
Em geral é sempre possível se fazer mestrado ou douturado em alguma área de ciências exatas tendo a graduação em outra, também de exatas. Mas, normalmente, é preciso se fazer um nivelamento cursando as disciplinas essenciais da área da pós-graduação que ficaram sem ser feitas na graduação. Eu mesmo fiz graduação em Matemática e mestrado em Física tendo cursado quatro disciplinas do Bacharelado em Física como nivelamento.
sábado, 26 de dezembro de 2015
Professor, para você existem mais pessoas de exatas, humanas, linguísticas ou biológicas?
Não tenho esse levantamento, mas, se você considerar que as pessoas ligadas às áreas de negócios (comércio etc.), bem como funcionários burocráticos (secretários etc) ou outros, como balconistas sejam de humanas, acho que essa é a área que abrange o maior número de pessoas em atividade. O pessoal de linguística também está incluído em humanas, bem como os artistas em geral.
Professor, o senhor é cientificista? Quais são os pontos mais relevantes que o senhor levantaria contra e a favor? Acha que pode ser a solução contra o analfabetismo científico? Qual seria seu plano de ação tratar deste grave problema social?
O analfabetismo científico tem que ser combatido por duas frentes. A primeira é pela elevação do nível da educação formal, com uma preparação primorosa dos professores (que, para serem competentes, o que decorre de serem mais bem selecionados, têm que ter uma excelente remuneração), e o estabelecimento de um rigor bem razoável para a aprovação dos estudantes. Bom seria, também, o estabelecimento do horário integral como norma padrão para a Educação Básica. O segundo pela divulgação maciça, pela mídia, de temas científicos, em inúmeros programas de televisão, nas rádios, nos jornais (muitas páginas sobre ciência em todos eles, especialmente nos noticiários e não apenas nos artigos de fundo), da mesma forma que em sites da internet. Muitos já existem mas é preciso uma forma de estimular o seu acesso e isso o governo deveria fazer por meio de incentivos a empresas que os patrocinassem.
Acredita no universo cíclico?
Isso não é uma questão de acreditar e sim de verificar, face as teorias e informações disponíveis, qual a opção mais plausível. Pelos dados atualmente conhecidos a opção mais plausível é a de que o Universo se expandirá indefinidamente e não ciclicamente.
O fim é inevitável, para tudo e para todos?
Não. O próprio Universo não deverá ter um fim. Ao que me consta, só ele.
O que você acha da ideia de destruição ou renovação de certas manifestações culturais brasileiras (como o sertanejo universitário ou o funk carioca)?
Não acho válido destruir nenhuma manifestação cultural, por mais horrível que eu acho que ela seja. Todas têm que ser preservadas. Claro que podem ser renovadas, mas isso tem que ser um movimento interno delas. E a renovação tem que contemplar a preservação da forma anterior também.
Supondo 3 massa. A de número 1 vai ser atraída para a 2 de maior massa ou para a 3 de massa um pouco menor? Obs: a 2 e a 2 está a mesma distância da massa 1.
Todas as massas se atrairão entre si, umas às outras, tanto pelas de massa maior quanto pelas de massa menor. A intensidade e o sentido das atrações dependerá do valor das massas, da distância entre elas e das posições relativas. Cada uma se acelerará na direção e sentido dada pela resultante das forças de atração por parte das outras duas.
professor, qual foi a tese que o senhor apresentou em seu doutorado?
Eu não fiz doutorado. Em meu mestrado minha tese intitulou-se "Um estudo do acoplamento não mínimo entre a gravitação e o eletromagnetismo", defendida no CBPF, em 1982.
No caso eu irei para o segundo semestre de engenharia elétrica e queria entrar em física ano que vem. Aí o curso de elétrica seria normal, enquanto o de Física eu aproveitava algumas matérias. Mas você acha que tem como dar conta das duas?
Depende muito de cada pessoa. Se você é daqueles alunos que sempre tira excelentes notas sem estudar quase nada, então você dará conta. Caso seja dos que precisa estudar mais, então pode dar conta, fazendo só umas duas disciplinas extras por semestre e desistindo de gozar a vida em outros aspectos.
Se a gravidade não pode ser anulada ou blindada, porque então você pensa que o potencial gravitacional no interior de uma casca esférica é nulo, a ponto de não interferir no ritmo de um relógio ali localizado?
Essa resposta, em verdade, se aplica à situação em que tal casca esférica seja apenas o que existe no Universo. Se existir algo mais fora dela, então isto criará um campo gravitacional dentro dela. Todavia, se essa casca for um planeta e o que houver fora estiver bem afastado de modo que o campo gravitacional disso não diferir quase nada entre o interior e o exterior da casca, como, por exemplo se essa casca fosse a Terra, então o que fará diferença será o campo da própria Terra dentro e fora da casca. Ele será nulo dentro e não nulo fora, de modo que provocará a diferença na marcha dos relógios de acordo com a fórmula de Schwarzschild que apresentei.
Ernesto, você acha que da pra fazer graduação em engenharia elétrica e física ao mesmo tempo?
Se for em instituições diferentes acho que a lei permite. Mas a questão é a pessoa dar conta de estudar tudo isso e ser aprovada. O ideal é fazer uma delas é já ir puxando, pouco a pouco, algumas disciplinas da outra para adiantar. Depois que formar na primeira, entrar na segunda e pedir aproveitamento das disciplinas já cursadas e só completar o que falta.
Mas se um estudante com 17 anos, cursando o 2 ano do ensino médio fizer o Enem e conseguir a nota necessária para ingressar no curso dejesado, com essa nova regra do enem, ele podera tentar na justiça com uma liminar ?
Não sei se pode, pois não conheço as regras juridicas. Mas não acho correto que o faça, mesmo que possa. Acho que deva cursar a terceira série. Há muito conteúdo a ser visto que ficará de fora se não se fizer a terceira série. E o Ensino Médio, como toda a educação formal, não é para se entrar para a faculdade. Isso é decorrente. A finalidade é se preparar para a vida.
Professor, o que o senhor diria à uma pessoa que deseja não crer mais em seres sobrenaturais, que crê na ciência, mas que ainda não consegue se desvincular da idéia de que existe alma, Deus, destino? Como o senhor pode ajudar essa pessoa a não mais crer nisso?
A primeira coisa é se convencer que nenhuma crença tem valor a não ser que haja fortes indícios de que seja verdadeira (porque se houver evidências ou provas não é crença, é conhecimento). Isso vale inclusive para a crença na ciência. Só que a ciência apresenta muitos indícios de validade. Então vai se investigando as crenças religiosas e vendo quais indícios existem de sua veracidade. Se não houver, devem ser abandonadas. É bom ler alguns livros para abrir a mente a respeito, como:
Deus, um Delírio - Dawkins
Deus Não é Grande - Hitchens
O Fim da Fé - Harris
Quebrando o Encanto - Dennett
O Problema com Deus - Ehrman
Deus, um Delírio - Dawkins
Deus Não é Grande - Hitchens
O Fim da Fé - Harris
Quebrando o Encanto - Dennett
O Problema com Deus - Ehrman
Ernesto, o que tem a dizer sobre a nova regra do Enem, de apenas estudantes maiores de 18 anos solicitarem o diploma de conclusão do ensino médio ?
Concordo plenamente. Aliás eu não acho que a aprovação no ENEM poderia dar certificado de conclusão do ensino médio para ninguém que não o tenha feito completamente.
Você é quem faz sua realidade?
Não. Mas eu contribuo de modo significativo. Todavia não majoritário. Minha realidade é feita de muitas injunções completamente fora de meu controle, por exemplo, onde, quando e filho de quem eu nasci, além de todos os acasos e coincidências que se apresentaram a mim ao longo de minha vida que me fizeram optar por escolhas que, de outra forma, seriam outras, como com quem me casei, que profissão adotei, que trabalhos exerci e exerço. Todavia parte dessa realidade, realmente, resulta de escohlas que eu fiz e faço com base em tudo o que tomei conhecimento e a respeito de que refleti e decidi.
Se eu for frequentar uma universidade pública, corre-se o risco de alguém me matar?
Esse risco existe em qualquer circunstância, mas não é maior por se estar em alguma universidade pública.
Qual é a liberdade à qual todo os seres humanos têm direito?
A liberdade de decidir sua própria vida: onde morar, para onde viajar, em que trabalhar, de que gostar, de quem gostar, com quem se casar (ou não), que religião adotar (inclusive nenhuma), que ideologia política e econômica aderir, que opiniões expressar (e não só ter sem poder expressar).
Qual é a liberdade à qual todo os seres humanos têm direito?
A liberdade de decidir sua própria vida: onde morar, para onde viajar, em que trabalhar, de que gostar, de quem gostar, com quem se casar (ou não), que religião adotar (inclusive nenhuma), que ideologia política e econômica aderir, que opiniões expressar (e não só ter sem poder expressar).
Atualmente, quais são suas composições preferidas da música clássica?
Gosto das Sinfonias de Brahms, dos poemas sinfônicos de LIzst, dos concertos para piano de Rachmaninoff, das obras orquestrais de Debussy. Também gosto muito de Tchaikovsky e Dvorak, Beethoven, Bach, Mozart e Haydn. Gosto de Wagner, Richard Strauss. É muita coisa.
domingo, 20 de dezembro de 2015
http://ask.fm/wolfedler/answer/130473570845#_=_ É necessário que a pessoa já tenha um conhecimento prévio em tudo isso que você citou, se o aluno deseja entrar em uma Faculdade de Matemática? Ou basta o que é ensinando no Ensino Médio, que ao entrar, o aluno consegue acompanhar normalmente?
Isso que eu disse é justamente parte da matéria que compõe o currículo do Ensino Médio de Matemática, além de Matrizes, Determinantes, Análise Combinatória, Probabilidades e outros temas. Matemática é um conteúdo sequencial e cumulativo. Novos assuntos dependem do entendimento dos anteriores. Do mesmo modo que no Ensino Médio se precisa saber toda a Matemática dada no Ensino Fundamental, no Ensino Superior, no Curso de Matemática, se precisa saber toda a Matemática dada no Ensino Médio. Isso é normal. Sabendo o Ensino Médio (que requer o Fundamental) o aluno consegue acompanhar o curso normalmente. Mas o Ensino Médio é, justamente, aquilo que eu dissera.
Qual a diferença entre lei e teoria na ciência?
Lei é o enunciado a respeito do modo de comportamento da natureza em relação a algum particular fenômeno. Teoria é uma estrutura de relações entre definições, leis, teoremas e seus corolários no contexto de uma categoria de fenômenos que provê uma explicação fundamentada dessas relações com base em princípios que suportem todas as ligações e que proveja previsões ainda não observadas que, ao serem produzidas, se mostrem experimental ou observacionalmente concordantes com as previsões.
sábado, 19 de dezembro de 2015
As obras-primas devem ter sido geradas por acaso; a produção voluntária não vai além da mediocridade." (Carlos Drummond de Andrade) - O que acha?
Discordo. Muitas obras primas foram resultado de dedicação voluntária ao trabalho árduo e, até, tedioso. Muitos escritores, compositores, pintores, escultores se debruçavam sobre suas obras horas intermináveis, burilando, retocando, desfazendo, refazendo, recomeçando. Claro que sem a faísca de genialidade não se produziria nada de grandioso. Mas a genialidade e o talento, sem a proficiência, a dedicação, o empenho e o esforço não são suficientes para a produção de obras primas. Da mesma forma que o domínio técnico, por maior que seja, sem o talento e a genialidade não produzem nada glorioso. Isso também se aplica ao trabalho científico.
Concorda com tudo que Freud disse?
De modo nenhum. Aliás, discordo mais do que concordo. Mas concordo com vários temas. Dissertar sobre tudo é um trabalho demorado que não me disponho a encetar no momento.
Professor, você considera que a gravidade é realmente uma força e que existem os gravitons, como a maioria dos físicos defende, ou prefere a tese de que ela é uma curvatura no espaço-tempo?
Considero que a gravidade seja uma manifestação da curvatura do espaço-tempo e não uma interação. Portanto excluída da possibilidade de unificação com as demais interações.
O que pensa do MBTI?
Ainda não fiz uma análise de seus pressupostos e de seu mecanismo de atribuição de classificações a partir das respostas para poder fazer um comentário fundamentado.
Aprender cálculo é mais difícil do que a matemática do ensino médio? (considerando que já se domina a do médio)
Não. O nível de dificuldade, a partir do domínio do conhecimento prévio, é o mesmo do que aprender trigonometria, funções exponenciais e logarítmicas, polinômios, números complexos e geometria analítica. Inclusive é semelhante.
Vc teria coragem de adotar porcos para viverem com seus cachorros?
Certamente que sim. Porcos são inteligentes e amistosos tanto quanto cachorros. Meu pai, em criança, tinha um porco de estimação. E eles não são emporcalhados como se diz. Só ficam assim porque quem os trata não cuida deles como se cuida de cachorros.
Professor, você sabe qual é o seu perfil segundo os conceitos das personalidades do MBTI?
O resultado desse teste de personalidade, para mim, deu INFP-A, isto é:
MEDIADOR
Mas não sei se concordo não. Já o fiz outras vezes e deu diferente. Só não me lembro qual foi o resultado.
8% introvertido
71% intuitivo
40% sentimento
39% explorador
51% assertivo
MEDIADOR
Mas não sei se concordo não. Já o fiz outras vezes e deu diferente. Só não me lembro qual foi o resultado.
8% introvertido
71% intuitivo
40% sentimento
39% explorador
51% assertivo
você fala que o feminismo e o comunismo está distorcido hoje em dia, mas e o anarquismo? gostaria de saber mais sobre..
O que está distorcido são os conceitos. O mesmo se aplica ao anarquismo. Considera-se que anarquismo seja uma situação de completa desordem, desentendimento, inoperosidade, bagunça mesmo. Em verdade, anarquismo não é nada disso. É uma situação em que a sociedade se articula e funciona dentro da mais perfeita harmonia e ordem sem mando e nem obediência. Anarquia significa ausência de governo. Não significa desorganização. Tudo acontece por consenso e coordenação. É o suprassumo da civilização humana, cujo atingimento demandará muitas décadas, vários séculos ou, até, alguns milênios para ser atingido. Mas que é preciso envidar os maiores esforços no sentido de se caminhar para isso, mesmo que não se aufira, por enquanto, proveito nenhum.
a astrologia é uma grande farsa, mas o que pode comprovar que ela realmente não funciona?
Os levantamentos estatísticos. Isso é tranquilo e a derruba fragorosamente.
Ernesto, um gráfico apresentado em uma questão também é um texto?
Há quem considere que sim e há quem considere que não. Eu considero que não. Considero que texto seja apenas a linguagem comunicativa por meio de palavras. Assim a comunicação por meio de imagens e sons (ou odores, toques, sabores) que não sejam palavras, para mim, não é texto.
Qualquer pessoa pode aprender matemática?
Depende do nível de matemática considerado. Existe certa capacidade intelectual necessária para se apreender cada nível matemático. Isso se correlaciona com a capacidade para o aprendizado de outros conteúdos também. Todavia acontece de haver pessoas que conseguem aprender outros conteúdos em nível de complexidade bem elevados mas não fazem o mesmo em matemática e vice versa. Se se considerar aprender matemática como aprender matemática até o nível mais aprofundado que possa existir eu diria que não é todo mundo que seja capaz não. Mas isso não vale só para a matemática.
Mas professor, se o vácuo é ausência de matéria, então deveria ser ausência de neutrinos também certo? Então no vácuo do espaço além de conter radiação e campo, há neutrinos também (matéria)?
Em verdade o vácuo é a ausência de matéria, exceto neutrinos. Eles estão presentes no vácuo. O que não está presente são os outros léptons (elétrons, muons e taos), bem como os mésons e bárions, No vácuo podem existir fótons, neutrinos, campos estáticos (não quantizados) e gravitons. Não vão existir glúons e nem Ws e Zs porque os primeiros só se encontram dentro dos mésons, bárions e núcleos e os últimos decaem rapidamente.
1) Gauss chegou a publicar algum livro ? 2) Vale a pena comprar o "Principia" de Newton ?
http://www.oocities.org/es/matesbueno/articulos/disquisitiones.jpg
Quanto aos "Principia", depende de seu interesse. Se for para aprender mecânica clássica é melhor adquirir um livro moderno. Se for para conhecer o desenvolvimento histórico da Física, então compensa adquiri-lo.
Quanto aos "Principia", depende de seu interesse. Se for para aprender mecânica clássica é melhor adquirir um livro moderno. Se for para conhecer o desenvolvimento histórico da Física, então compensa adquiri-lo.
Tá, e o que você acha disso então ? https://www.youtube.com/watch?v=731aI5SHqjA
Discordo totalmente. Claro que se pode e se deve aproveitar e gozar os prazeres da vida. Mas não priorizá-los em relação ao que seja necessário e requerido como responsabilidades e cuja não feitura decorra em prejuízo para outrem, para a sociedade e, até, para si mesmo. Como dizia minha mãe: "primeiro a obrigação depois a diversão". O procastinador é um fraco de caráter. Mesmo que seja um excelente artista.
Quanto tempo é necessário para ser realmente bom em algo?
Depende de que algo seja. Se for andar de bicicleta ou jogar xadrez. Se for aprender sânscrito, resolver o cubo de rubik ou pular corda. Não há uma resposta para essa questão, pois depende, também, da capacidade de cada pessoa.
"o homem nasce bom,a sociedade o corrompe" o que acha dessa frase atribuida a rousseau?
Discordo. O homem, por natureza, tanto é capaz de bondades quanto de maldades. A sociedade, como um grupamento de seres humanos, reflete essa condição. Ela pode fazer aflorar no homem tanto suas melhores quanto suas piores qualidades. Há quem não se corrompa por mais que seja instigado pelas injunções que a sociedade lhe apresente na vida e há os que, justamente, são os corruptores. Portanto, nem se pode dizer que o homem seja intrinsecamente bom ou mal. E nem que a sociedade seja necessariamente corruptora. Ela também pode prover incentivos à virtude.
Neutrinos são matéria? E mesmo durante a noite, há trilhões atravessando nosso corpo?
Sim. Neutrinos são matéria. São férmions. Não são mensageiros de interações. Os neutrinos do Sol atravessam a Terra com a maior facilidade e, portanto, penetram o nosso corpo mesmo à noite. E não fazem mal nenhum.
O ser humano inventou o conceito de bondade e maldade?
Todos os conceitos foram inventados pelos seres humanos. Mas eles coincidem com coisas, fatos, situações, ações, relações, propriedades ou o que seja que se dê na realidade. Portanto os conceitos de bem e mal e o que daí decorre foram abstraídos de ocorrências reais. Bem foi conceituado como concernente às situações que promovam prazer, alegria, felicidade, lucro, satisfação e outras do gênero, enquanto mal ao que provoque dor, tristeza, infelicidade, prejuízo, insatisfação e similares. Tudo isso são ocorrências reais às quais a mente reage com essas respostas. A bondade é pois a predisposição para se agir no sentido de promover o bem enquanto a maldade seria a predisposição a agir de modo a provocar algum mal. Esses conceitos, pois, foram inventados para corresponder a situações reais. Ou seja, de fato há bondade e ha maldade nas pessoas.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
Nós produzimos neutrinos também? Então quer dizer que além dos trilhões que atravessam nosso corpo a cada momento vindo do Sol e de outras estrelas, conta também os milhões que nós produzimos?
Neutrinos são produzidos nas reações nucleares que envolvem a força fraca, como o decaimento do nêutron em próton e elétron e a fusão de prótons e elétrons em nêutrons. Isso também acontece nos núcleos dos átomos comuns, à temperatura ambiente, e não apenas nas condições do interior do Sol. se bem que em proporções muito menores. Os decaimentos chamados "beta", em que isso ocorre pode se dar no nosso corpo, pois todas as substâncias possuem alguma fração de nuclídeos radioativos. Para um apanhado melhor do assunto, leia este artigo:
https://en.wikipedia.org/wiki/Beta_decay
https://en.wikipedia.org/wiki/Beta_decay
segunda-feira, 23 de novembro de 2015
Continuação da defesa do anarquismo.
Então o movimento anarquista tem que ser um movimento de ideias que mude a cosmovisão das pessoas e, com isso, se consiga estabelecer uma sociedade que possa ser conduzida satisfatoriamente sem estado e sem governo. O estado e o governo, contudo, não podem ser extintos nem à força nem por nenhuma lei ou decreto. Eles têm que deixar de existir espontaneamente, por absoluta falta de necessidade de que existam. Essa situação ocorrerá quando as pessoas forem tomando para si, individualmente ou em grupos, as incumbências que seriam atribuídas ao estado ou ao governo, até que esses possam ser dispensados. Todavia, o melhor atingimento dessa situação só vai ser conseguido se, em paralelo à concepção política anarquista, se for implementando, também, a concepção econômica comunista. Então escolas, hospitais, restaurantes, lavanderias, alojamentos, sistemas de transporte, sistemas de comunicações, indústrias, agricultura, comércio, tudo isso iria sendo, pouco a pouco, assumido por grupos de trabalhadores não assalariados, que seriam os sócios do empreendimentos e os geririam por meio de comitês internamente escolhidos. Todos os serviços seriam gratuitos e ninguém receberia nenhum pagamento por nada. No entanto todos teriam tudo o que fosse preciso, pois tudo seria distribuído assim que produzido. Anarquista é, pois, a pessoa que tem essa visão (não necessariamente em todos os detalhes) da estrutura social e busca convencer a todos de sua superioridade, bem como já vai agindo de acordo para que ela venha a acontecer, como, por exemplo, fazendo o máximo possível de trabalhos em coletividade e de graça. Pessoas que promovem desordem em nome do anarquismo fazem um grande mal ao movimento por confundirem a população. Anarquismo é cooperativismo, é mutirão, é esse tipo de coisa. O atingimento dessa situação na humanidade como um todo, todavia, é algo que demanda vários séculos ou, até, milênios.
Contestação do preconceito contra anarquistas.
Como respondi a questões sobre quem tenha preconceito contra comunistas e ateus, resolvi abordar o preconceito contra anarquistas. Da mesma forma, tudo se deve a uma incompreensão do que venha a ser a anarquia e, portanto, um anarquista. Antes é preciso distinguir anarquismo de anarquia. O primeiro é a ideia e o movimento, o segundo é a situação de fato. Que situação? Anarquia é a situação em que a sociedade seja estabelecida sem estrutura estatutária e nem governo político. Política é a ciência e a arte de gerir a sociedade como um todo, por meio de alguma instituição. Normalmente são duas: o estado e o governo. O estado é a instituição que sedia e promove o controle do funcionamento social na mais ampla escala. O governo é o aparato funcional que faz com que o estado controle a sociedade. Na anarquia ambos são dispensados, ou seja, não existe nem uma instituição que configure a sociedade e nem um aparato administrativo que a governe. Anarquismo é a ideia de que isso aconteça, bem como o movimento para promover tal fato. Anarquista, assim, é a pessoa que defende que a sociedade assim seja estabelecida e que age para que isso ocorra. Note que, de modo inteiramente diverso do que muitos consideram, em nenhum momento se cogita de que a anarquia seja uma situação desordenada ou caótica. Muito pelo contrário. No simbolo do Anarquismo, aquele "O", em torno do "A" significa, justamente, ordem. E uma ordem muito mais perfeita. Porque é uma ordem assumida espontaneamente, sem a menor coação. Na anarquia todos fazem o que seja preciso sem que ninguém mande. Só existem coordenações de esforços. Então, o primeiro equívoco que se tem com relação aos anarquistas é de que sejam pessoas que desejam, preguem e executem a desordem. Tal confusão, contudo, tem alguma razão, pois, em uma época do movimento anarquista, algumas facções optaram por agir no sentido de reverter a ordem para derrubar os governos. Isso, contudo, foi um grande equívoco do movimento, deplorado por muitos de seus defensores e líderes. Todavia, até hoje, muitos associam anarquia a desordem e, mesmo, muitos que se dizem anarquistas, pregam e promovem a desordem.
No início do movimento anarquista, vários de seus lideres, como Bakunin, por exemplo, pregavam a revolução para a derrubada dos governos e dos estados e o estabelecimento da anarquia. O que os opunha aos marxistas era que estes consideravam que, vencida a revolução, seria preciso uma fase intermediária de um governo ditatorial, para, depois, se abolir o estado, enquanto os anarquistas queriam a abolição imediata do estado. Isso, porém, é inviável na sequência de uma revolução. Nesta, os vencedores precisam conter os vencidos, para impedir um retorno ao estado anterior. E essa contenção só se pode fazer por meio do poder da força, que teria que ser exercida por algum governo. Assim a anarquia, em sua própria essência, não pode ser atingida por revolução nenhuma. Ela tem que ser atingida por uma evolução, especialmente do modo de pensar.
No início do movimento anarquista, vários de seus lideres, como Bakunin, por exemplo, pregavam a revolução para a derrubada dos governos e dos estados e o estabelecimento da anarquia. O que os opunha aos marxistas era que estes consideravam que, vencida a revolução, seria preciso uma fase intermediária de um governo ditatorial, para, depois, se abolir o estado, enquanto os anarquistas queriam a abolição imediata do estado. Isso, porém, é inviável na sequência de uma revolução. Nesta, os vencedores precisam conter os vencidos, para impedir um retorno ao estado anterior. E essa contenção só se pode fazer por meio do poder da força, que teria que ser exercida por algum governo. Assim a anarquia, em sua própria essência, não pode ser atingida por revolução nenhuma. Ela tem que ser atingida por uma evolução, especialmente do modo de pensar.
Professor, no que pessoas de humanas são melhores do que exatas? Quais habilidades?
Geralmente (mas nem sempre) as pessoas da área de humanas são melhores em estabelecer comunicação oral e escrita, em ter uma visão aberta e conectada das situações, em ter mais sensibilidade artística, em serem mais empáticas, em proceder sínteses de situações. Por outro lado as pessoas da área de exatas, geralmente (mas nem sempre) são melhores em raciocínio lógico, são analíticas, são mais capazes em esquematizar situações e em apresentar soluções mais exequíveis para os problemas. São mais observadoras de pormenores e têm uma visão mais pontual das situações. Costumam ser mais disciplinadas e mais diligentes. Todavia há casos de quem se enquadre em ambos os esquemas (ou em nenhum).
A matemática foi inventada pelos homens ou descoberta?
A Matemática foi inventada, mas possui muitas relações que foram descobertas a partir de definições arbitrárias. O que foi inventado foi, justamente, a forma de representar simbolicamente entidades e relações. Todavia, uma vez definidas entidades, muitas relações deixam de ser arbitrárias e emergem da própria estrutura. Isso é uma peculiaridade inerente só à Matemática. Ela não é uma ciência "tout court", mas também não é apenas uma linguagem. Além do mais, os conceitos surgiram para que se pudesse ter uma equivalência com a realidade física do mundo. São idealizações dessa realidade. Por exemplo, os números, desde os naturais, surgiram a partir de abstrações tiradas do exame da realidade objetiva do mundo. Da mesma forma as figuras geométricas. À medida que a matemática foi evoluindo e ficando mais sofisticada, os conceitos e definições passaram a ser mais abstratos e a estrutura das relações entre eles começou a ser um construto teórico. Mas esse construto ainda mantém a sua validade prática garantida por sua aderência ao comportamento da natureza. Por exemplo, a Geometria Riemanniana só passou a ter a importância que goza quando se viu que o espaço tempo da Relatividade Geral se encontrava adequadamente descrito por ela.
O que você diria a uma pessoa que manifesta preconceito contra ateus?
Que possui uma ideia equivocada sobre o que seja o ateísmo e quem sejam os ateus. Em geral consideram que ateus sejam pessoas do mal. Pessoas que não sejam bondosas, justas, honestas, trabalhadoras, generosas, gentis, cordiais, prestativas, solidárias, cooperativas, caridosas e assim por diante. Tais qualidades, ou os defeitos inversos correspondentes, são igualmente distribuídos por toda a população, independentemente da pessoa ser filiada a tal ou qual religião, possuir tal ou qual crença ou nenhuma, adotar esta ou aquela ideologia política ou econômica e assim por diante. Além do mais, o ateísmo apenas é uma concepção de que deuses não existem e, em decorrência (em geral, mas nem sempre) também não existam espíritos de qualquer natureza, como almas, anjos, demônios ou similares. Isso não implica em considerar que não haja distinção entre o bem e o mal e nem que, mesmo havendo, a prática do mal seja algo inteiramente liberado, já que não há vida após a morte para que se aplique algum castigo. Esse é o principal equívoco das pessoas em relação ao ateísmo e aos ateus: Que sejam amorais, isto é, que não considerem que nenhuma ação humana seja passível de uma valorização ética e que, com isso, possa ser merecedora de encômios ou anátemas. Nada disso procede. O ateísmo é inteiramente ético. Aliás, ele nem se refere ao assunto. Ele assume a ética humanista geral da humanidade. A mesma que as religiões se apossaram como paridas por elas, mas que, em verdade, lhes é muito anterior, antropologicamente falando. Um ateu é tão bondoso ou maldoso, honesto ou desonesto, desprendido ou mesquinho, altruísta ou egoísta, justo ou injusto, gentil ou ríspido, generoso ou avarento como qualquer praticante de qualquer religião. O fato de ser ateu não faz diferença a respeito. Em verdade, até costuma ser que ateus sejam mais virtuosos do que crentes. Além do que, cônscios de que não há vida eterna nenhuma em que o mal seja castigado e o bem recompensado, pugnam para que a própria sociedade se responsabilize pelo prevalecimento do bem e a erradicação do mal em benefício de toda a coletividade. E, o principal, ateus são pessoas lúcidas e esclarecidas a respeito da realidade do mundo, não possuindo ilusões e nem aceitando os engodos que as religiões oferecem para mitigar as vicissitudes da vida. Sabem que só podem contar consigo e com os amigos para enfrentar os desafios que se apresentem e, por isso, são muito mais solidários e engajados em melhorar o mundo.
O que você diria a uma pessoa que manifesta preconceito contra comunistas?
Que ela não sabe o que é comunismo e que o confunde com o que a maioria pensa que seja, isto é, um regime político totalitário em que não existem liberdades, em que os bens das pessoas são confiscados pelo estado, que passa a ser o grande e único patrão de todos que se tornam funcionários públicos em todas as atividades econômicas. Um regime em que a vida das pessoas seja totalmente controlada pelo aparato burocrático estatal e tudo requer autorização para ser feito, mesmo uma mera viagem ou uma mudança de residência e assim por diante. Ora, se comunismo é isso, então é para se odiar tal tipo de coisa mesmo. E se alguém pensa que um comunista seja a pessoa que defenda tais atrocidades, é para se ter preconceito contra comunista mesmo.
Só que comunismo não é nada disso. Isso é Socialismo de Estado ou Ditadura do Proletariado.
Comunismo, para começar, não é um regime politico e sim um sistema econômico. Aquele em que a propriedade dos meios de produção e de serviços, bem como da própria produção e do resultado dos serviços é compartilhada por todos os trabalhadores, sem que haja patrão (nem o estado) e nem empregado assalariado. Isto é, todos são sócios e auferem lucros do resultado de seus trabalho. Comunismo é o sistema em que o capital, ao invés de ser concentrado nas mãos de poucos empresários que contratam empregados assalariados para realizar o trabalho de fazer o capital render para eles, esse capital é, justamente, dos próprios trabalhadores. Isto é, não há distinção entre o capitalista e o trabalhador. Todo trabalhador é dono de capital e todo dono de capital é trabalhador. A propriedade, nesse sistema, não é particularizada e sim compartilhada pelas pessoas. Tudo é de todos e nada é de ninguém. Cada um contribui com seu trabalho de acordo com a sua capacidade e cada um usufrui do resultado do trabalho de todos segundo suas necessidades.
Num sistema desses, o próprio dinheiro pode ser abolido. Ele se torna desnecessário, uma vez que se trata, apenas, de um meio de troca e o comunismo não é um sistema econômico de trocas e sim de doações. Sem propriedade e sem dinheiro, não há ricos nem pobres. Todos têm o que precisam. Com a abolição do individualismo, a economia de escala se torna fantástica, de modo que o tempo que cada um precisa se dedicar ao trabalho para a manutenção econômica da sociedade se reduz tremendamente, com o aumento correlato do tempo de lazer. A estruturação coletiva das residências, vai reduzir drasticamente a necessidade de recursos, pois a maior parte das atividades se torna comunitária, como refeitórios, lavanderias, creches, salas de lazer, bibliotecas, instalações esportivas, vestuários. O transporte se torna essencialmente coletivo, havendo, apenas, veículos disponíveis para emergências e, principalmente, bicicletas públicas, O sistema econômico comunista pode conviver com algum regime político, mas certamente não autocrático. Pode ser democrático ou acrático. Em outra resposta comentarei sobre a acracia.
Só que comunismo não é nada disso. Isso é Socialismo de Estado ou Ditadura do Proletariado.
Comunismo, para começar, não é um regime politico e sim um sistema econômico. Aquele em que a propriedade dos meios de produção e de serviços, bem como da própria produção e do resultado dos serviços é compartilhada por todos os trabalhadores, sem que haja patrão (nem o estado) e nem empregado assalariado. Isto é, todos são sócios e auferem lucros do resultado de seus trabalho. Comunismo é o sistema em que o capital, ao invés de ser concentrado nas mãos de poucos empresários que contratam empregados assalariados para realizar o trabalho de fazer o capital render para eles, esse capital é, justamente, dos próprios trabalhadores. Isto é, não há distinção entre o capitalista e o trabalhador. Todo trabalhador é dono de capital e todo dono de capital é trabalhador. A propriedade, nesse sistema, não é particularizada e sim compartilhada pelas pessoas. Tudo é de todos e nada é de ninguém. Cada um contribui com seu trabalho de acordo com a sua capacidade e cada um usufrui do resultado do trabalho de todos segundo suas necessidades.
Num sistema desses, o próprio dinheiro pode ser abolido. Ele se torna desnecessário, uma vez que se trata, apenas, de um meio de troca e o comunismo não é um sistema econômico de trocas e sim de doações. Sem propriedade e sem dinheiro, não há ricos nem pobres. Todos têm o que precisam. Com a abolição do individualismo, a economia de escala se torna fantástica, de modo que o tempo que cada um precisa se dedicar ao trabalho para a manutenção econômica da sociedade se reduz tremendamente, com o aumento correlato do tempo de lazer. A estruturação coletiva das residências, vai reduzir drasticamente a necessidade de recursos, pois a maior parte das atividades se torna comunitária, como refeitórios, lavanderias, creches, salas de lazer, bibliotecas, instalações esportivas, vestuários. O transporte se torna essencialmente coletivo, havendo, apenas, veículos disponíveis para emergências e, principalmente, bicicletas públicas, O sistema econômico comunista pode conviver com algum regime político, mas certamente não autocrático. Pode ser democrático ou acrático. Em outra resposta comentarei sobre a acracia.
Foi mencionado sobre Big Crunch e o Big Rip como teorias para o fim do universo, mas existe também o Big Freeze ou Big Chill, que é o Grande Congelamento, porque a teoria do Big Rip predomina sobre a do Big Freeze?
A teoria do Big Freeze é a mais antiga, anterior à concepção da expansão do Universo, que ela não leva em consideração, mas apenas a morte térmica do Universo, pelo aumento da entropia e diminuição do nível de energia, sem expansão.
Um garoto pode engravidar uma garota se eles tiveram contato de genitais, porém sem penetração e ejaculação?
O líquido seminal, que não é o esperma, pode conter espermatozoides de alguma ejaculação anterior e eles escorrem para o interior da vagina da garota levando a uma fecundação sim. Mas isso é raríssimo. O mais garantido é usar preservativos ou fazer uso de pílulas anticoncepcionais. Inclusive porque, assim, a relação pode acontecer de forma mais relaxada e prazerosa.
A fé nos divide, a morte nos uni.
A morte só nos une conceitualmente, uma vez que toda pessoa que morre, em verdade, não é mais uma pessoa, isto é, não existe na realidade. Existe apenas como um registro nas memórias dos que ainda vivem e nos cartórios. Esses registros são, pois, iguais, no aspecto em que não correspondem a nenhuma coisa real. No entanto, mesmo essas coisas que existem apenas como registros, podem ser proprietárias de bens e isso pode ser motivo de muita disputa sobre quem, dos que de fato ainda existem, vai ficar com que parte dos bens do inexistente. Essa é, para mim, uma das maiores inconsistências na noção de propriedade. Em verdade tudo o que existe é de todos e nada é de ninguém.
Professor o senhor acha que a fraude e manipulação de resultados na Mega Sena?
Não conheço nenhuma investigação a respeito do assunto.
A verdadeira face do feminismo: https://goo.gl/PYN8kB ... Veja os comentários das mulheres abaixo. Muitas já estão se concientizando que o feminismo atual nada tem a ver com a igualdade.
O que acontece é que grande parte de quem se proclama feminista e divulga ideias ditas por eles como feministas não são feministas. São femistas. O femismo é uma praga que veio macular o ideal feminista por fazer-se confundir com ele. O verdadeiro feminismo é totalmente igualitário e prega exatamente os mesmo direitos para homens e mulheres, bem como os mesmos deveres e as mesmas responsabilidades para ambos os gêneros. É o mesmo que aconteceu com o comunismo que ficou com a pecha de uma ideia malsã, em razão de que o socialismo de estado que vigorou na extinta União Soviética foi chamado de comunismo, quando não tinha nada de comunismo, pois era um socialismo ditatorial, o que é algo inteiramente perverso.
Obrigado pela resposta anterior! Gostaria de saber como você se informa sobre os estudos atuais de ciência, visto que as revistas detentoras dos artigos, como exemplo Science, Nature, são todas pagas. Eu tenho interesse em ler artigos atuais sobre física mas é muito difícil de achá-los! Um abraço!
Mesmo sendo pagas, essas revistas possuem um comitê de analisadores (referees) que aceitam ou rejeitam artigos que não preencham os requisitos de cientificidade. No caso da Física, todavia, as revistas a serem consideradas não são essas e sim as Physical Reviews A, B, C, D e a Physical Review Letters, American Journal of Physics, Journal of Mathematical Physics. Veja estas listas:
http://www.scimagojr.com/journalrank.php?area=3100
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_physics_journals
https://kofegeek.wordpress.com/2013/08/16/list-of-physics-journals-impact-factors-2013/
http://www.scimagojr.com/journalrank.php?area=3100
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_physics_journals
https://kofegeek.wordpress.com/2013/08/16/list-of-physics-journals-impact-factors-2013/
http://ask.fm/wolfedler/answer/130397787165 Mas se a pessoa nasce heterossexual, como isso pode mudar em um determinado momento da vida?
Existem dois aspectos em relação à orientação sexual das pessoas. O primeiro é a orientação natural, segundo a qual a sua atração sexual seja por pessoa do mesmo sexo, do sexo oposto, de ambos ou de nenhum, o que se chama homossexualidade, heterossexualidade, bissexualidade e assexualidade. Mas a pessoa também pode, em discordância com sua orientação natural, por escolha voluntária, em função de outros fatores, como por exemplo, do amor que venha a sentir (amor e não desejo sexual), de uma pressão da sociedade, do desejo de ter novas experiências ou por uma vocação religiosa, optar por relacionar-se sexualmente com alguém do mesmo sexo, do sexo oposto, de ambos ou de nenhum. Nesse caso isso se chama homossexualismo, heterossexualismo, bissexualismo ou assexualismo. Um padre heterossexual pode optar, em razão de seu voto de castidade, pelo assexualismo. Uma pessoa homossexual, por pressão da família e da sociedade, pode casar-se com alguém do sexo oposto e manter um relacionamento hetero, mesmo que isso não seja o que satisfaça sua pulsão natural. Assim, também, uma pessoa heterossexual pode passar a amar outra do mesmo sexo e, em razão disso, estabelecer um relacionamento homossexual com ela. O psiquismo humano é muito mais complexo do que parece e não se pode ir rotulando cada um em categorias pré-estabelecidas.
A iniciação científica durante a graduação não tem esse papel de formação de cientistas?
Sim, ela já vai treinando o estudante para ser um pesquisador. Isso é muito bom. Já orientei estudantes do bacharelado em física em relatividade geral e astrofísica e eles deram prosseguimento ao assunto no mestrado e no doutorado.
Se um hétero se apaixona por uma pessoa transsexual (como um caso isolado, uma transsexual em específico, sem sentir atração por todo o grupo), ele era hétero em primeiro lugar?
Você está dizendo que era. Portanto era. Mas mudou. Isso é normal.
Economizar o salário é a melhor forma de ficar rico?
Não. Nenhuma pessoa que viva de salário fica rica. O que tem que fazer, se se ganha algum salário e se quer ficar rico, é usar esse salário para aplicar em empreendimentos. Só empresários é que ficam ricos. Todavia, preocupar-se com ficar rico é uma bobeira que não tem tamanho. O que importa é ser feliz e para ser feliz o que importa é contribuir para o mundo fazendo o bem.
Antes do Big Bang, há pouco mais de 13 bilhões de anos, poderia ter havido um Big Crunch? Com outro universo, e um Big Bang antes deste, etc? Se sim, como este universo seria? Seria muito parecido com o nosso, ou poderia ser totalmente diferente? Tem como descobrirmos no futuro como ele era?
Pode ser. Mas não há uma forma garantida de saber. Porque as informações referentes a instantes anteriores ao desacoplamento não são conclusivas. Agora é que se está tendo uma ideia com os resultados dos telescópios do pólo sul a respeito da era da inflação. A cosmologia ainda é uma ciência incipiente que vai precisar de muito tempo até que seja estabelecida com segurança. E pode ser que nunca o seja.
Os cursos de física formam físicos ou entendedores de física? E como você os distingue?
Depende do nível do curso. Na graduação se formam entendidos em física. No mestrado se começa a entender mais profundamente. No doutorado se começa a ser físico mas só se é cientista mesmo com o pós-doutorado. Isso acontece com os cursos acadêmicos de ciências, como química, biologia, geologia, astronomia, astrofísica, cosmologia e outros. Há alguns, porém, que nem com o pós-doutorado são formados os profissionais da área, que criam conhecimento, mas apenas entendidos e comentadores.
Não é melhor acreditar na versão do Big Crunch? Pelo menos o Universo renascerá das cinzas como a lendária Phoenix!? E a vida poderá florescer novamente, quem sabe as mesmas pessoas...
Isso não é uma questão de acreditar. Não se acredita como é que o Universo vai evoluir nem como ele evoluiu até agora. Se conclui com base em dados observacionais cotejados com estruturas teóricas até o momento confirmadas. Pode ser que os dados sejam aprimorados, bem como as teorias e, com isso, as previsões se modifiquem. Como já foi corrente a conclusão de que o Universo atual se findaria em um Big Crunch. Todavia os dados e as teorias atualmente disponíveis indicam que a evolução do Universo será em direção a um Big Rip. O que se deseja ou se aspira que venha a acontecer não faz diferença nenhuma.
Qual a sua opinião a respeito dos estudantes de filosofia que não sabem nada de matemática?
Acho que é uma falta muito grave pretender entender filosofia sem saber os fundamentos da matemática, da física, da biologia, da geologia, da evolução, da neurologia, da astronomia, da cosmologia, da antropologia, da sociologia, da linguística. Sem contar que tem que saber inglês, francês, alemão, latim e grego. Bem como noções de todas as artes: literatura, poesia, teatro, dança, pintura, escultura, música, arquitetura, cinema. Para mim o filósofo é, por excelência, o polímata, O curso de filosofia tem que ter uns seis anos de duração, dois dos quais dedicados ao conhecimento de ciências e artes (entremeados ao longo do curso). Além do mais o filósofo tem que saber escrever muito bem, bem como ter ótima retórica. Para mim, filosofia é o curso mais difícil de todos os que se pretenda cursar. E, para arrematar, um filósofo não pode ser apenas um entendido e comentador de filosofia. Tem que ser um criador de filosofia. Tem que filosofar.
Você diz que não crê em Deus, mas já leu muitos livros de apologética?
Não, mas já li alguns. O problema deles é que, no caso dos cristãos, consideram que a Biblia seja sempre verdadeira e jamais discutem a validade do que ela diz. Ora, se se considerar que o que a Bíblia diz é verdade se chegam à maioria das conclusões que a apologética defende. O problema é, justamente, que a Bíblia não diz a verdade.
Olá! Como saber, com precisão, se algum resultado já é aceito ou não pela comunidade científica? Existe algum "diário oficial" que informe toda a comunidade, dizendo que algo já é aceito e que já se pode começar novos estudos apoiados nesse novo resultado? Ou que já se pode ensiná-lo nas escolas?
Não existe tal tipo de coisa. O que é preciso é assuntar as publicações cientificas da área, especialmente as de revisão, bem como os livros que são lançados. Pelo número de publicações e pelo número de citações das publicações (existe um índice de citações), pode-se ter uma ideia da relevância que tal ou qual ponto de vista a respeito de algum assunto é o que está sendo considerado o mais viável pela comunidade científica. Isso não significa que se deva encetar pesquisa só no que esteja mais em voga. Muitas vezes um aspecto menos considerado em dado momento se torna, depois, a ideia central de algum assunto. O importante é ficar convencido de algum aspecto e se lançar seriamente a investigá-lo, mesmo que o resultado vá ser negativo. A ciência não se constrói apenas com resultados positivos. Os negativos também são muito importantes. Veja-se, por exemplo, a experiência de Michelson e Morley. Talvez a pessoa não fique tão famosa, mas o importante não é a fama e sim a contribuição para o progresso do conhecimento. Pesquisar e concluir que alguma linha de pensamento seja inviável é, também, uma importante contribuição para o progresso da ciência.
Boa noite, professor. Como foi a cirurgia? Está sentindo-se bem? Desejo-lhe breve recuperação e que volte às tuas atividades rotineiras muito breve. Abraço.
Foi muito bem. Coloquei três stents nas coronárias e, em dois dias, já estou de algo sentido-me perfeitamente normal. Obrigado pela atenção a todos que perguntam, em especial a você, Helena.
Minha personalidade seria outra sem seus nobres conselhos... Obrigado, Ernesto.
Puxa! Que responsabilidade. Fico muito contente em ler isso. Porque meu intuito escrevendo o que escrevo é, justamente, fazer a juventude pensar, refletir e escolher a melhor forma de conduzir sua vida. Obrigado pelo apreço. Um grande abraço.
Fótons aniquilados? Quer dizer então que a luz do Universo será completamente destruída e a escuridão sairá vitoriosa para sempre?
Exatamente. Mas não é uma aniquilação e sim uma extinção. A luz deixa de existir não porque é destruída e sim porque vai gradualmente perdendo a frequência até que ela não se distingua de zero. Mas isso leva centenas de trilhões de anos ou mais. Só que o Universo não acaba. Continua se expandindo sempre escuro e sem matéria nenhuma. Indefinidamente.
Professor, sobre o tempo que separas pra pensar diariamente. Tu vai à algum local específico da sua casa ou de seu trabalho pra fazer isso ou apenar começa a pensar assim que dá vontade, de forma aleatória?
Eu não separo tempo nem lugar especial nenhum para pensar. Eu vivo pensando o tempo todo, enquanto estou fazendo qualquer coisa. Mas, especialmente, minha melhor hora de pensar é quando deito para dormir. Então eu ainda consigo ficar cerca de uma hora pensando. Mas eu também penso muito enquanto estou lendo. Leio um trecho e fico pensando sobre temas correlatos ao que estou lendo. Pensar é extremamente gostoso. Também é bom pensar enquanto se vai escrevendo. Ou enquanto se está conversando. As idéias vão sendo formadas à medida que se conversa. Isso é uma ótima forma de pensar. Mesmo que as pessoas achem que você não tem segurança no que está dizendo, Mas isso é que é bom, pois você vai explicitando as suas dúvidas e as pessoas com quem você está conversando o ajudam a tirar as conclusões. Lembre-se que você está conversando e não ensinando. Mas também é bom ir pensando enquanto se está ensinando. Inclusive para os alunos verem que o conhecimento não é algo acabado mas que está em contínuo processo de construção.
Anarquistas discordam de marxistas? Ou até que ponto o anarquismo é coerente ao marxismo?
Sim, os marxistas pregam a instauração do comunismo por meio de uma revolução que instaure uma ditadura que promova a distribuição forçada da propriedade e que imponha essa situação à força, por meio de um governo totalitário e policialesco, com a supressão das liberdades. Nesse governo todos seriam empregados do estado. O anarquismo, em uma das vertentes, prega a abolição revolucionária da propriedade também, com a sua distribuição pelo povo, mas sem a presença de um governo totalitário que seria o patrão de todo mundo. Ou seja, ninguém seria patrão de ninguém, nem o governo, que não existiria. Outra vertente do anarquismo, que é a que advogo, prega a extinção gradual da propriedade e sua distribuição pelo povo por meio de uma evolução conduzida de forma democrática e educativa. Certamente muitíssimo mais demorada mas, muitíssimo mais garantida, por ser desenvolvida de modo consensual. Da mesma forma, sem a existência de governo.
Os fótons deixarão de existir no Big Rip? E o que seria campo não quantizado?
Sim, assistoticamente. porque a dilatação do espaço levaria seu comprimento de onda a tender ao infinito e sua frequência a zero, isto, é, deixariam de existir. Campo não quantizado são todos os campos, como o eletromagnético, o da matéria leptônica, o da matéria quarkônica, o da interação forte, o da interação fraca e qualquer outro que não fiquem condensados em pacotes com valores definidos de carga, spin, helicidade, massa, número bariônico, número leptônico, estranheza, isospin e outras variáveis quânticas. Por exemplo o campo elétrico de uma carga no laboratório ou o de uma corrente elétrica são campos não quantizados, como o campo gravitacional. do Sol e da Terra.
Não há depois do Big Rip. O Big Rip é interminável. Só haveria um novo Big Bang se o Universo atual terminasse com um Big Crunch.
Não. É fácil, inclusive, calcular a taxa de atraso, pela fórmula:
Onde:
t' = Tempo dentro do campo gravitacional (do lado de fora da casca)
t = Tempo fora do campo gravitacional (do lado de dentro da casca)
M = A massa causando o campo gravitacional (a massa da Terra)
r = A distância do centro do campo gravitacional. (o raio da Terra)
c = A velocidade da luz no vácuo.
G = A constante da gravitacão universal
Considere a Terra como uma casca esférica com 1 m de espessura. Na superfície pousa um relógio que foi pré-sincronizado com outro que flutua próximo, porém no interior da casca. O relógio externo "percebe" a gravidade, o outro não. Eles vão continuar sincronizados, com o passar do tempo?
Onde:
t' = Tempo dentro do campo gravitacional (do lado de fora da casca)
t = Tempo fora do campo gravitacional (do lado de dentro da casca)
M = A massa causando o campo gravitacional (a massa da Terra)
r = A distância do centro do campo gravitacional. (o raio da Terra)
c = A velocidade da luz no vácuo.
G = A constante da gravitacão universal
Considere a Terra como uma casca esférica com 1 m de espessura. Na superfície pousa um relógio que foi pré-sincronizado com outro que flutua próximo, porém no interior da casca. O relógio externo "percebe" a gravidade, o outro não. Eles vão continuar sincronizados, com o passar do tempo?
E depois do BIG RIP? Um novo BIG-BANG?
Não há depois do Big Rip. O Big Rip é interminável. Só haveria um novo Big Bang se o Universo atual terminasse com um Big Crunch.
Será que só porque a pessoa tem um português de merda ela não é legal?
Certamente que não. O que faz uma pessoa "legal", não é o seu português, não são os seus trajes, não é o seu jeito de fazer as coisas (ou a sua falta de jeito), não é o seu cabelo, o seu estilo, o seu gosto musical, a sua cultura. Nem a sua inteligência. O que faz uma pessoa "legal", é a nobreza do seu caráter, o seu bom coração, a sua honestidade, a sua bravura, a sua disposição, o seu empenho, a sua ternura, a sua boa vontade, a sua generosidade, enfim, o seu valor como ser humano. Veja-se o caso do Quasímodo.
Professor, já existe um consenso na comunidade científica sobre o destino final do universo?
Não, mas existe uma grande tendência em considerar que o destino do Universo será o "Big Rip", isto é, ele se expandirá aceleradamente sem limite, chegando a romper a própria estrutura das partículas sub-atômicas, destruindo toda a matéria e toda estrutura material, transformando tudo em campo puro não quantizado que prosseguirá indefinidamente se expandindo com uma densidade de energia cada vez menor e uma entropia cada vez maior, na mais completa escuridão de qualquer tipo de radiação.
Quem é você na fila do pão filosófico?
Sou o que filosofa sobre a própria filosofia, isto é, sobre a própria fila do pão.
Professor, como adquirir concentração para leitura?
O que você tem que adquirir não é concentração e sim desligamento do resto do mundo. Não conheço técnica para isso, porque, espontaneamente, quando estou fazendo algo, desligo-me do resto do mundo. Mas o que eu penso que resolva é você se dedicar ao que está fazendo, no caso a leitura, com um imenso interesse. Ou seja, você tem que estar fascinado por aquilo que está fazendo, tem que estar inteiramente mergulhado no assunto, de modo que ele te absorva inteiramente. Então você não precisa fazer nada que a sua concentração será natural. Se você for ler algo de que não esteja gostando, desista. Não vai se concentrar mesmo. Primeiro aprenda a gostar daquilo que vai fazer. Então a concentração e o desligamento do resto do mundo será natural. Estudar o que não gosta não adianta. Não aprende mesmo.
Mas é ambição demais querer construir uma vida lá fora? Com as oportunidades que existem hoje nas universidades públicas.
O fato de se estudar fora não significa que se vá construir a vida no exterior. Normalmente as pessoas vão adquirir conhecimentos para aplicá-los de volta no Brasil. E a chance de ser aprovado em um concurso aqui no Brasil é maior se se tem doutorado e pós-doutorado no exterior. Claro que depende, também da aprovação dos exames de conhecimento e de didática. Por outro lado, há muitas áreas de pesquisa que não são desenvolvidas no Brasil e o cientista, mesmo pretendendo aplicá-las no Brasil, acaba tendo que se vincular a uma instituição estrangeira.
Que tipo de arte você produz?
Eu desenho, pinto, canto, toco um pouco de piano, componho música, escrevo ensaios, escrevo poesia. Mas não escrevo peças de teatro, não faço esculturas, não danço, não represento, não toco a maioria dos instrumentos musicais. Gostaria de saber compor música para valer mesmo, como Beethoven. Também gostaria de escrever textos de ficção, como romances, contos, crônicas etc.
Qual é a opinião do senhor sobre a frase: "Isso não está muito católico", utilizada por algumas pessoas para se referir a coisas/situações não muito boas?
Trata-se de um resquício da colonização brasileira, na qual a Igreja Católica estabelecia as normas para tudo, inclusive para a vida civil e a vida privada. Então, tudo que se fazia em desacordo com as normas legais não era considerado uma afronta ao poder governamental e sim uma afronta ao poder eclesiástico.
sexta-feira, 20 de novembro de 2015
Qual matéria da escola você não consegue tirar notas boas? Eu em geografia, me esforço muito, faço trabalho, pesquisa, resume, parece que os professores abaixam minha nota de propósito. Na verdade estou com notas baixas em humanas e exatas não, matemática tenho bastante falta e geografia não.
Professores não abaixam a nota de ninguém de propósito. Se isso acontecer e for comprovado tem-se que abrir um processo contra esse professor para demiti-lo por justa causa. Felizmente eu era um aluno que tirava notas boas em todas as matérias. As melhores eram em Geografia e História.
Você teve, durante sua formação, oportunidades de estudar no exterior? Vale a pena construir a vida lá fora?
Tive, mas não fui, porque já era casado e fui aceito para o mestrado em Cardiff, no País de Gales. Mas não era permitido levar a esposa como acompanhante, então, não fui. Depois acabei fazendo mestrado no CBPF e, quando ia fazer doutorado, fui convidado para assumir o cargo de Pró-Reitor na UFV e desisti do doutorado. Mas eu acho muito bom que se faça graduação, mestrado e doutorado em países diferentes, que falem línguas diferentes e, melhor ainda, em continentes diferentes. Isso, é claro, em carreiras acadêmicas. Em outras, nem sempre é preciso se fazer pós-graduação, como para ser fazendeiro, por exemplo. Isso não significa que ser fazendeiro seja algo menos importante do que ser físico ou médico.
você frequentaria um bar/lanchonete em que os garçons fossem robôs? e por que não?
Certamente que sim. Não vejo problema nenhum. Inclusive com respeito a qualquer atividade exercida por pessoas humana. Claro que os robôs terão que ser suficientemente desenvolvidos para as necessidades de cada uma. Incluindo a capacidade de experimentar emoções e sentimentos e de terem consciência psíquica e moral. Mas isso é só uma questão de tempo e se chegará lá.
ENCONTRO TOTAL
Que melhor amiga pode ter em sua vida
homem que o que mais quer da vida é ser feliz,
do que aquela mulher que seu próprio coração
elegeu para amar o amor maior que puder dar.
Porque, em verdade, o verdadeiro amor só surge
por quem se tem admiração e amizade.
Aquela que nos faz venturosos os momentos
passados a curtir o que se tem em cumum.
De quem somos total complemento de seu ser,
que nos acha a melhor e mais perfeita companhia.
Que compartilha nossos projetos e ideais.
Vê a vida com nossa perspectiva.
Além disso tudo, nos encanta e nos fascina.
Nos enche de deslevo, ternura e tão desejo.
Nos cobre de mil carinhos, beijos e abraços.
E nos leva ao céu do amor em sensual conúbio.
Feliz, pois, é quem encontrou um tal tesouro.
Unindo, enfim, na mesma pessoa encantadora
que retribui, em luz, esse amor e encantamento,
bastando na vido o outro ao um e o um ao outro.
Ernesto von Rückert, agosto de 2015
homem que o que mais quer da vida é ser feliz,
do que aquela mulher que seu próprio coração
elegeu para amar o amor maior que puder dar.
Porque, em verdade, o verdadeiro amor só surge
por quem se tem admiração e amizade.
Aquela que nos faz venturosos os momentos
passados a curtir o que se tem em cumum.
De quem somos total complemento de seu ser,
que nos acha a melhor e mais perfeita companhia.
Que compartilha nossos projetos e ideais.
Vê a vida com nossa perspectiva.
Além disso tudo, nos encanta e nos fascina.
Nos enche de deslevo, ternura e tão desejo.
Nos cobre de mil carinhos, beijos e abraços.
E nos leva ao céu do amor em sensual conúbio.
Feliz, pois, é quem encontrou um tal tesouro.
Unindo, enfim, na mesma pessoa encantadora
que retribui, em luz, esse amor e encantamento,
bastando na vido o outro ao um e o um ao outro.
Ernesto von Rückert, agosto de 2015
Você tem uma estrela favorita?
Sim, Sírius. Depois Antares e depois Betelgeuse. Gosto, também de Canopus.
Ao dizer que a religião é um mal para a sociedade, você inclui também o Budismo?
Sim, qualquer uma. O Budismo também ilude as pessoas com idéias de espíritos que se encarnam em outros corpos, o que é mentira. Isso não significa que sua mensagem moral, como também a de outras, como o judaísmo, o islamismo, o cristianismo, o hinduísmo, o taoísmo, o confucionismo e outras não sejam proveitosas. O problema delas é a interpretação metafísica da realidade do ser humano como possuidor de um espírito.
Cérebro e coração, por exemplo, são órgãos percorridos por corrente elétrica. Assim, eles produzem um campo magnético. Então, seria possível o campo magnético de uma pessoa anular o campo magnético de outra, por um abraço, por exemplo, e causar a falência desses órgãos citados ?
De modo nenhum. As correntes que percorrem o cérebro e o coração são extremamente débeis, com tensões da ordem de microvolts e os campos magnéticos que são capazes de produzir em suas variações não possuem variação de fluxo com intensidade suficiente para induzir correntes significativas. Senão elas alterariam o funcionamento dos próprios órgãos que as produzem.
Na hora de ler um livro preferes uma escrita mais empolada ou mais direta?
Sinceramente, gosto da escrita empolada. Ela estimula mais a minha mente a pensar ao ler cada frase. E eu adoro pensar e destrinchar enunciados complicados para extrair o seu significado, muitas vezes consultando dicionários. Isso para mim é desafiante e uma das coisas que mais aprecio são desafios.
O cérebro(sistema nervoso) humana, não é passível de fenômenos quânticos ?
Não só o cérebro, mas qualquer sistema material, seja biológico ou não, só existe e se mantém estruturado e funcionando em razão dos fenômenos quântícos que se dão em seu mais íntimo interior, que é no nível sub-atômico. Mesmo em nível atômico e molecular ainda se manifestam fenômenos quânticos nas ligações químicas. Mas acima desse nível os fenômenos quânticos não se manifestam mais. De modo que o funcionamento do cérebro, mesmo que seja quântico no nível das ligações interatômicas que produzem as substâncias de que são compostas suas células, no nível do funcionamento celular, mesmo nas organelas, já não é quântico, é bioquímico. Além disso também existem os fenômenos de polarização e despolarização elétricas das membranas axônicas e dendríticas que transmitem os impulsos nervosos. Mas, o nível desses fenômenos também já não é quântico. É claro que todos os fenômenos químicos e elétricos, no fundo, advém de fenômenos quânticos. O que estou dizendo é que o fenômeno, em si, já não é mais quântico. Da mesma forma que na engenharia eletrônica que possibilita este computador funcionar. Há fenômenos tipicamente quânticos e outros que já extrapolam o nível quântico acontecendo. Depende da quantidade de partículas envovidas (um elétron só ou alguns) ou da dimensão das distâncias envolvidas (um angströn ou um nanômetro). Afirmar que o funcionamento da mente é quântico é uma inverdade. Claro que ele se baseia em fenômenos quânticos, mas já é de uma ordem que envolve muitos elétrons e distâncias maiores do que frações de átomos.
O SOL
SOL (Sun): Acrílico sobre tela - pincel chato duro e bucha vegetal - 70cm x 50 cm - setembro de 2009 - DADOS ASTRONÔMICOS: Distância: 149.600.000 km (8,317 minutos-luz) Diâmetro: 1.392.000 km (109 terras) Massa: 1,99 oitilhões de toneladas (332.900 terras) Densidade: 1,41 kg/L (Terra = 5,52 kg/L) Gravidade superficial: 27,94 N/kg (Terra = 9,81 N/kg) Velocidade de escape: 617,7 km/s (Terra = 11,2 km/s) Temperatura superficial: 5.778 K Temperatura do núcleo: 15.700.000 K Potência: 384,6 quintilhões de GW Magnitude aparente: -26,74 Magnitude absoluta: 4,85 Classificação espectral: G2V Diâmetro angular: 32,1' Distância ao centro da Via Láctea: 26.000 anos-luz Período orbital: 227 milhões de anos Velocidade: 220 km/s Idade: 4 bilhões 570 milhões de anos Evolução: Gigante vermelha em 5,5 bilhões da anos; nova (explosão) em 6,5 bilhões de anos, após o que, anã branca rodeada por nebulosa planetária Composição: Hidrogênio: 73,42%; Hélio: 24,85%
O SOL
O SOL
CRAB NEBULA
NEBULOSA CARANGUEJO (Crab Nebula): Óleo sobre tela - pincel chato duro e bucha vegetal - 60cm x 50 cm - março de 2008. DADOS ASTRONÔMICOS: Messier 1 – NGC 1952 Nebulosa Planetária remanescente de Supernova Constelação de Touro Descoberta em 1731 por John Bevis Redescoberta em 1758 por Charles Messier Denominada em 1840 pelo Conde de Rosse Ascenção reta: 5h 34 min 31,97s Declinação: + 22° 00' 52,1'' Distância: 6.500 anos-luz Diâmetro: 13 anos-luz Dimensão aparente: 420” x 290” Magnitude aparente: +8,4 Magnitude absoluta: -3,1 Massa: 4,6 sóis Composição: hidrogênio e hélio Temperatura média: 14.500 K Densidade média: 1.300 átomos/cm³ Velocidade de expansão: 1.500 km/s. PULSAR CENTRAL (estrela de nêutrons): Descoberto em 1942 por Rudolf Minkowski Explosão detectada em 1054 por árabes e chineses Massa: 1,7 sóis Diâmetro: 30 km Período: 33 milisegundos Potência radiante: 75.000 sóis Espectro: radiofreqüência até Raios X
CRAB NEBULA
CRAB NEBULA
Ernesto, a verdadeira humildade consiste em ser livre de toda consciência do eu, o que implica ser livre da própria consciência da humildade. O homem de fato humilde ignora a sua humildade.
É verdade. Muitos consideram que humildade seja uma atitude de rebaixamento, de inferiorização em relação aos demais. Esse tipo de humildade não é uma virtude. Só é virtude a humildade que seja o reconhecimento da verdade. Isto é, que cada um se aceite como é, rejeitando, certamente aquilo em si que for ruim e acolhendo o que for bom, inclusive buscando acrescentar o que mais de bom puder ainda e, assertivamente, assumir-se tal como é, sem se gabar, sem se jactar, mas também sem se rebaixar e sem se desprezar. Nesse sentido eu não acho muito interessante se livrar da consciência de si, mas, ao contrário, tê-la bem nítida na mente, isto é, conhecer-se a si mesmo o mais completamente possível e concordar com o que vê de bom em si, aceitando, ao mesmo tempo que rejeita o que vê de mau em si e busca corrigir, sem também se fustigar em opróbrios, mas reconhecendo o mal em si, envidar esforços sinceros para subjugá-lo, inclusive com o reconhecimento da necessidade de pedir ajuda. Não simpatizo muito com essa concepção de se livrar da consciência de si, mas sim de, tendo a plana consciência de si, lutar consigo mesmo para corrigir o que não for correto a aprimorar o que já for correto, com total assertividade, isto é, reconhecimento verdadeiro de como se é, sem se gabar nem se rebaixar. Com modéstia. Isso pode ser chamado de humildade, desde que se entende que não se trata de nenhuma inferiorização. Então quem assim é humilde, vive com serenidade sem se preocupar se é ou não é humilde.
A única maneira de ir se adquirindo o hábito de ler é lendo, né? Da mesma forma que a pessoa aprende a escrever melhor, escrevendo... Ou existe alguma outra maneira (ao menos complementar)?
Realmente, não conheço. Mas é preciso que esse hábito de escrever seja acompanhado da orientação de um professor que faça as correções e indique como evitar os erros.
O senhor pilota?
Não. Na juventude havia iniciado o curso de pilotagem no Aeroclube de Barbacena, mas parei porque o dinheiro não deu.
A religião é um mal para a sociedade? Deve ser extinguida?
É sim. Um grande mal. Mesmo que elas já tenham feito e ainda fazem, também, bem para a sociedade, o mal que fazem supera esse bem. O bem que elas fazem é a caridade, no que são exímias. Também promovem a congregação social de seus adeptos e o auxílio mútuo entre eles. Além de propiciarem um conforto para as aflições e uma esperança para os desvalidos.Tudo isso, contudo, às custas de uma imenso mal que é o engodo de tapear as pessoas com a vã promessa de uma vida eterna venturosa para o justos e puros e uma vida eterna em danação para os maus. Além de colocarem o ônus de extirpar o mal da Terra nos ombros da divindade, eximindo as pessoas a, em sociedade, lutarem positivamente pela erradicação do mal. A consideração de que haveria uma justiça divina leva muitos a não se empenharem em obter a justiça terrena. Por outro lado, apesar do medo da danação eterna ser um fator limitador da criminalidade, ele tira toda a virtude de se praticar o bem pelo valor intrínseco do bem, independentemente de qualquer recompensa, nesta ou em outra pretensa vida. O que é preciso é que a filosofia eduque as pessoas a que vivam uma vida virtuosa, exercendo o bem e erradicando o mal, sem se reportarem a nenhum prêmio ou castigo por isso. Essa é que é a verdadeira virtude. A solidariedade não religiosa também é mais completa, pois se estende à humanidade toda, mesmo aos que não abracem o mesmo tipo de crença. E não faz menção nenhuma a que aquela caridade esteja sendo feita em nome de A, B ou C das possíveis divindades. Esse estágio de que a prática do bem seja condicionada a prêmios, bem como a evitação do mal a castigos é um estágio muito primitivo de evolução civilizatória da humanidade. Por isso é que a filosofia tem que ser muito disseminada. Pois ela é que é a mestra da vida e que ensina a cultivar o altruísmo e renegar o egoísmo sem nada em troca. Ela, a filosofia, e nenhuma religião, é que será capaz de construir um mundo verdadeiramente harmônico, justo, ordeiro, pacífico, fraterno, próspero, aprazível e feliz para toda a humanidade. Sem imposições, sem proibições, sem prescrições. Só com o espírito de justiça, de bondade, de honestidade introjetados nos corações e nas mentes. E com a disposição de trabalhar sem preguiça para o prosperidade e o conforto de todos, independentemente de retribuição. Não é preciso religião nenhuma para isso.
Sua máscara, Persona, esconde muito de sua Sombra ou você não se importa em deixar que ela transpareça?
Não me importo que transpareça nada de mim. mesmo meus defeitos e erros já cometidos.
“Em todos nós existe um motivo para continuar”, qual o teu motivo?
Acabar com a ignorância do mundo.
Se a pessoa possui tempo livre, compensa fazer uma faculdade apenas por conta da vontade de saber sobre aquele determinado assunto? Não existindo vontade de trabalhar com aquilo, apenas como hobby... Ou nesse caso é melhor estudar em casa mesmo?
Claro que compensa. Porque fazendo a faculdade se fica com o compromisso de estudar mesmo. Não é preciso que o tema do curso seja algo que a pessoa vá se dedicar profissionalmente. Pode ser só o que ela quer saber pelo conhecimento em si. Nesse caso eu recomendo, fortemente, que faça um curso de Filosofia. É o conhecimento mais importante que não precisa ter uma aplicação prática direta. Pode-se ser um filósofo sem exercer a profissão de filósofo. E filosofia é o curso de maior amplitude polimatista. Isto é, um filósofo tem que entender bem de vários outros assuntos, como sociologia, economia, psicologia, linguística, biologia, física, química, astronomia, cosmologia, neurologia, política, matemática, lógica, história, geografia, vários idiomas, retórica, dialética e muito mais.
Professor, é verdade que Einstein considerava a astrologia uma pseudociência, uma superstição?
Não só Einstein como todo cientista que se preze não pode ter outra opinião a respeito da astrologia.
Fez sua primeira pintura quando tinha quantos anos?
Nem me lembro. Mas a que tenho guardada comigo devo ter pintado aos cinco anos de idade.
De todos os livros que você tem, qual a porcentagem, aproximadamente, dos livros que você já leu?
Metade. Mas a maioria deles não é para se ler de cabo a rabo e sim para serem consultados. Dois terços são livros técnicos e de referência.
O que acha das manifestações do dia 16 pelo afastamento de Dilma?
Discordo completamente do modo como Dilma vem conduzindo o governo no Brasil, especialmente em dois aspectos. O primeiro é que ela tem que governar sem dar pitaco nenhum para os idiotas da câmara e do senado e o segundo é que ela tem que cutucar a ferida desses escândalos da Petrobrás e botar todo mundo na cadeia, até o Lula, se for o caso, sem dó nem piedade. Aí ela vai adquirir o status de estadista e consertar o Brasil. Enquanto ficar se preocupando em não desagradar a gregos e a troianos não vai fazer nada. Tem é que desagradar a todos esses políticos que só querem saber de vantagens e indicação de cargos para seus apaniguados e preencher todos os cargos por critérios técnicos, de preferência por pessoas não ligadas a partido nenhum. E gente disposta a trabalhar muito e a ganhar pouco, para o bem do Brasil. Não há razão legal para que se faça impeachment. Ela foi eleita legalmente e não cometeu crime nenhum. Ser má governante não é razão para depô-la. Isso seria, sim, um golpe. Não votei nela e não queria que ela fosse a presidente. Mas defendo sua permanência até o fim do seu mandado. Esses políticos têm que amadurecerem suas concepções democráticas. Se for o caso que se convoque uma nova constituinte para instaurar o parlamentarismo. Mas só para o próximo governo. Enquanto isso que os senhores deputados e senadores parem com suas briguinhas idiotas e se unam para consertar o Brasil enquanto há jeito. Com prejuízos pessoais em prol do bem da nação. E que todos esses indicados para cargos de confiança que não fazem nada sejam demitidos sumariamente e devolvem o que receberam impropriamente.
Vc já encontrou um sentido para a sua vida? O quê?
Sim, há muitos anos. E é o que venho fazendo há quase cinqüenta anos: Acabar com a ignorância do mundo. Esclarecer as pessoas. Já lecionei para uns cinco mil alunos em mais de vinte mil aulas. Nelas todas, além de ensinar matemática e física (e bem ensinado) sempre conduzi a temática para discussões filosóficas e atitudes a tomar para consertar o mundo. Agora continuo fazendo isso pela internet.
O que você acha dessas pessoas que vão a Marte?teria coragem?
Acho que são loucas. Não há nenhuma garantia de segurança nessa viagem. Eu não teria coragem mesmo.
Professor você acha que vale a pena fazer uma segunda graduação num curso da sua área? Por exemplo, você se forma em arquitetura e urbanismo e depois cursa engenharia civil.
Vale sim. Você se torna um profissional muito mais abrangente e seguro no que faz. Arquitetura e Engenharia Civil, então, são cursos excelentes para serem feitos ambos. Como engenharia mecânica e elétrica, ou elétrica e eletrônica, ou medicina e psicologia, medicina e odontologia, Física e Filosofia, Filosofia e Sociologia, Física e Informática, Engenharia da Computação e Informática, Engenharia da Computação e Engenharia Eletrônica, Engenharia mecânica e engenharia nuclear. Engenharia térmica e engenharia nuclear. Filosofia e Pedagogia. Economia e Administração e assim por diante.
Conhecimento se perde?
Claro que se perde. Muitos já foram perdidos. Como as técnicas de construção das pirâmides do Egito e muito mais.
Além da morte, o que é inevitável, para você?
A morte não é inevitável para um organismo em particular. Por enquanto é, mas pode deixar de vir a ser. O que parece ser inevitável será o destino final do Universo em um grande rasgo (então a morte advirá para tudo).
Professor, por que é que essa imagem está errada? https://www.facebook.com/desenhistaquepensa/photos/a.380217545502125.1073741826.380181178839095/382947351895811/?type=1&theater
Os dinossauros foram extintos há 65 milhões de anos sim. Há três mil anos não existiam mais. Esse tal de Beemote pode ser algum lagarto gigante, como o Dragão de Komodo. Além do mais a Bíblia é um livro de ficção e não um tratado científico e nem histórico. A credibilidade dela é baixíssima. Para se ter uma ideia ela afirma que Jesus seja Deus e que tenha ressuscitado.
Até que ponto a astronomia pode dialogar com a astrologia? O quanto conhece desta última?
A astrologia depende da astronomia para obter as posições dos astros. Só isso. Mesmo assim não busca as posições corretas e usa as posições que os astronômos babllônicos pegaram há três mil anos. Hoje já são outras. Por outro lado, a astronomia não depende de nada que a astrologia possa informar. Porque as informações propriamente astrológicas, isto é, que não sejam astronômicas, não têm o menor fundamento e não se prestam para coisa alguma. São baboseira pura. Lixo completo. A posição dos astros no nascimento de uma pessoa ou na ocorrência de qualquer evento não tem a menor influência neles. Tanto faz. O que conheço de Astrologia é que se baseia em informações passadas de geração a geração sobre que influência os astros possam ter, devido a suas posições. Mas essas informações não são acompanhadas de nenhuma justificativa e, além disso, não conduzem a resultados estatisticamente significativos nenhum. Portanto é uma atividade completamente idiota.
Qual a dica para alguém que tem talento e inteligência, mas é completamente desorganizado para os estudos e afazere?
Em verdade, para quem tem BASTANTE inteligência e criatividade, a organização não importa. Em verdade, pode até atrapalhar. Só que, para quem não seja muito inteligente, mas seja só inteligente, a organização ajuda bastante. A questão é saber se se dá a desculpa de ser inteligente para não se importar com a organização ou se é muito inteligente MESMO. De qualquer modo, um pouco de organização pode ajudar. Ou uma certa organização se a inteligência existir, mas não for tão grande assim. A dica é, ver o resultado. Se se consegue dar conta de todos os recados com facilidade e rapidez, sem organização, fique sem a organização. Se vai se vendo que não se dá conta tão facilmente assim, vá se organizando. E a organização só depende de dois fatores: falta de preguiça e força de vontade. Se não se os tem, adquira-os logo. Sabe como? Com força de vontade. Se não consegue mesmo, não adianta, não é técnicas para deixar de ser preguiçoso. O negócio é pegar no batente por força de vontade. Não tendo, não há o que se fazer. Caso perdido.
Ernesto, existe alguma explicação para a origem da velocidade orbital dos planetas? Muito obrigado pelas suas respostas... Elas ajudam muito!
Sim. Todos eles provieram da nuvem que se condensou para formar o sistema solar e, e, à medida que se condensavam nos planetas iam ficando com a velocidade que, naquele lugar, os gases da nuvem possuíam, em função da conjugação da inércia que os tende a projetar tangencialmente e a gravidade da concentração central, da qual se formará o Sol.,
Entendi o conceito, obrigado. Apenas fiquei em dúvida em "aquilo de que o que se está cogitando se existe ou não faz parte do conjunto de tudo o que o mundo contém" Então os aliens existem(Mesmo p/ quem ñ acredite neles)? E poderia-se dizer q tudo o q imaginamos existe?(mesmo q apenas no pensamento)
Depende. O que existe é o conceito dos aliens. E esse conceito pode ter uma realidade intersubjetiva, isto é, várias pessoas terem os mesmos conceitos em suas mentes. Mas isso não significa que eles existam objetivamente, se não houver mente nenhuma que os conceba. Entende? A realidade objetiva é independente das mentes. Qualquer mente, mesmo de aliens. A realidade subjetiva só existe nas mentes. Mas pode existir uma realidade intersubetiva, compartilhada por várias mentes. Há, ainda, uma quarta categoria de realidades abstratas que, mesmo que não haja mentes e elas não existam no mundo concreto, elas existem como uma abstração ideal que seria assimilada por qualquer mente, como as figuras geométricas e os números. Mas os aliens não são desse tipo. Eles são uma concepção particular de alguma mente que foi transferida para outras mentes. Eles não têm uma realidade abstrata necessária, como um círculo.
Tenho tudo pra conseguir um bom desempenho no ENEM esse ano, mas ando com muita dificuldade na redação.As ideias demoram muito para vir e acaba sendo muito trabalhoso o que deveria ser simples.Tens alguma dica, livro ou artigo que possa me salvar?(Tenho pouco mais de 2 meses para treinar)
Infelizmente esse tempo é demasiadamente curto. Se você tivesse dois anos ainda dava para dar um jeito. Redação se aprende ao longo dos sete anos do fundamental II e do Médio. Tem que fazer umas duas redações por semana esse tempo todo. E que elas sejam corrigidas e os erros apontados para se consertar. Não é coisa que se pega rapidamente.
És do tipo introvertido ou extrovertido?
Nem tanto nem tampouco. Um pouco introvertido, mas não muito. Todavia nada tímido. Tenho facilidade em me comunicar. Falo com qualquer um, desconhecido ou importante, sem o menor temor. Mas não sou muito falador. Todavia gosto de conversar. Mais em particular do que em grupo. Só não converso abobrinhas, futebol, temas de novelas e coisas assim. Mas filosofar, eu adoro. Quanto mais polêmico, melhor. Gosto muito de discutir religião. E política, filosoficamente falando. Ou ciências, artes. Tudo que seja cultural. Sei escutar muito bem. Mas também argumento bem.
Como descobriram que a luz do Sol precisa de oito minutos para atingir a Terra?
Simples. Basta dividir a distância que o Sol está da Terra pela velocidade da luz. Esses valores são medidos independentemente um do outro.
Olá! Você disse há um tempo que daria um parecer acerca da filosofia de Heidegger. Mudou de ideia, não teve tempo ou se esqueceu?
Nenhuma das três alternativas. O que acontece é que estou estudando Heidegger para emitir esse parecer. E como meu tempo é curto, vai demorar. Mas sai antes do Natal.
Por que é racismo chamar um negro de macaco ao invés de ser especismo?
Penso que, do ponto de vista do ser humano é racismo e do ponto de vista do macaco é especismo. É racismo porque está considerando que o ser humano de pele negra seria pertencente a uma raça que se assemelharia mais às espécies simiescas do que à humana. Então é uma ofensa à pessoa que seja da raça negra. Há quem discorde do conceito de raça na espécie humana. Eu acho que proceda. Só que não acho que isso signifique nenhum julgamento desairoso de qualquer característica em relação a qualquer outra. Por exemplo, que olhos azuis significariam inferioridade visual nas pessoas nórdicas. Mesmo que fosse, isso não lhes desqualificaria como pessoas humanas. Da mesma forma que os olhos puxados dos mongólicos, o cabelo crespo dos africanos, o cabelo negro-liso dos indígenas americanos, a baixa estatura dos pigmeus ou outros aspectos. Mas eles permitem caracterizar grupamentos que, mantida a endogenia interna, conservam essas características de modo que podem ser usadas para identificar o que se poderia chamar de "raça".
Depois de cursar o bacharelado em física, você entende uma equação como a equação de campo de Einstein da mesma forma como um aluno recém saído do ensino médio entende a Lei de Coulomb? Isto é, de forma relativa, e se considerando o mesmo grau de inteligência/ esforço.
Sim. Epistemologicamente a equação de Einstein (que é um sistema de equações) não se distingue da segunda lei de Newton, da lei da gravitação de Newton ou da primeira lei da Termodinâmica. Ou seja, são "Leis Físicas", que descrevem o comportamento da natureza em termos de grandezas previamente definidas. Já, por exemplo, uma equação do tipo d = v.t não é uma lei física. É uma equação de definição da grandeza velocidade média. Em verdade o sinal deveria ser o de identidade e não o de igualdade. Assim: d ≡ v . t . Só que as equações de Einstein se referem a grandezas, como os tensores métricos, de curvatura do espaço-tempo, de momentum-energia e outros, cujas fórmulas de definição são mais complexas e exigem o entendimentos de novos conceitos, como os de espaço curvo, espaço-tempo, vetores quadridimensionais e outros que demandam maior tempo para sua assimilação. Mas, essencialmente, não são nada de outra ordem de entendimento. Da mesma forma que as equações relativas à descrição quântica dos processos atômicos.
Para você a essência diverge da existência?
Não. São conceitos diferentes, mas não divergentes. Essência é a característica de algo que faz com que ele seja aquilo que é e não outra coisa. Todos os entes (ou seres, se forem entes que, de fato, existam) possuem uma série de atributos, qualidades ou características que permitem que, por sua descrição, se identifique do que se trate. Algumas são acidentais, ou seja, se não estiverem presentes ou se estiverem presentes de forma modificada, não fazem com que o ente seja outro. Por exemplo, a cor de uma cadeira, seja qual for, não faz a cadeira deixar de ser cadeira. Outras há, contudo, que se alterada, transforma o ente em outro. como a presença de penas ou pelos na pele. Ou a composição química, ou a forma geométrica. Quanto à existência, não é uma característica e sim um estado. O estado de se estar presente no mundo ou não. Um ente pode ter qualquer essência e não existir. O ente que existe é um ser. Mas não é possível dizer que a essência de algum ente seja existir e que, portanto ele, necessariamente, é um ser, como pretendem os que propõem a prova ontológica da existência de Deus, definindo-o como o ente cuja essência seria existir. O existencialismo quer propor que, para o homem, a existência precede a essência, isto é, o ser humano seria um ser que não se pode conceber como um ente que não exista, como um unicórnio. Isso é tanta bobeira quanto dizer que Deus é o ser cuja essência é existir. É claro que se pode conceber um ente humano sem considerar que exista. Por exemplo, outros seres conscientes não humanos, extraterrestres, poderiam conceber seres humanos sem saber se existam. Do mesmo modo que nós podemos conceber os extraterrestres, que não sabemos se existem. De acordo com o existencialismo, eles teriam que existir. Isso também se aplicaria a anjos e demônios. Se fossem conceitos divergentes, essência e existência se excluiriam, mas não o fazem. Em verdade, tudo o que existe possui uma essência, mas nem tudo o que possua uma essência, necessariamente existe. Note que, nessa discussão, estou me referindo a entes e não a outras categorias, como valores, ações, relações, abstrações e outras.
Ernesto, qual explicação que Newton dava para afirmar que a lei da atração das massas era verdadeira? Como um fato desse pode ser possível?
A atração entre as massas é verdadeira simplesmente porque e constatada por observações. Não se saber a razão porque isso acontece. Mesmo que se faça uso da explicação de Relatividade Geral, de que se trata de um encurvamento do espaço-tempo, não se sabe porque a presença de massa e de energia provoca tal encurvamento.
Professor, bom dia. Saberia dizer quanto tempo a Terra duraria caso o Sol simplesmente "apagasse" agora?
Se o Sol, simplesmente, se apagasse, é preciso entender o que isso significa. Digamos que signifique que parasse de irradiar, da superfície para fora. Então ainda se passariam oito minutos em que a luz do Sol atingiria a Terra e depois cessaria. Com a falta do suprimento de energia o frio logo atingiria níveis tão baixos que extinguiria toda a vida. Mas não o planeta. Este continuaria orbitando o Sol frio indefinidamente, até que alguma outra ocorrência alterasse a situação. Mas isso não é algo viável de acontecer, pois a radiação emitida pela superfície vem do interior e ela leva milhões de anos para ir do núcleo, onde é gerada, à superfície. A cessação de reações nucleares no caroço do Sol acabaria com a pressão da radiação, que sustenta a pressão da gravidade e o Sol começaria a encolher, se esquentando pela transformação da energia gravitacional em térmica. Isso desencadearia um novo ciclo nuclear que manteria o Sol funcionando mais algum tempo. Mas esse combustível também acabaria e, com novo encolhimento, outro ciclo se iniciaria até atingir a fusão do Ferro, que é endotérmica. Então as camadas externas do Sol, sem ter pressão para contê-las, esmagariam o núcleo, que, em ricochete, lançaria esse envelope para o espaço em uma explosão dita "nova". Essa explosão poderia fragmentar a Terra toda em caquinhos e em gás. Antes, porém, nos estágios preliminares, por alguns milhões de anos, a temperatura maior de cada ciclo nuclear dilataria a envoltória do Sol, transformando-o em uma gigante vermelha, cuja enorme superfície (quase chegando à órbita da Terra) tornaria a Terra completamente calcinada e imprópria à vida. No fim o Sol terminaria com o seu caroço transformando em uma estrela anã branca, que não gera mais energia, mas vai esfriando lentamente ao longo de bilhões de anos até se tornar uma anã negra.
Sendo assim, pode-se dizer que essa exclusão pode acarretar o surgimento de grupos de saqueadores, certo? E, a polícia ainda existente, teria o uso da força para impor a ordem, certo? Logo, o que faz o senhor achar que a polícia, tendo um poder, não irá se corromper, trazendo depois, desordem?
A anarquia não é um sistema que se estabeleça sobre as concepções atualmente vigentes no mundo. Ela é a culminância de um processo de mudança de mentalidade. Portanto não é a anarquia que fará todas as pessoas serem trabalhadoras, que ninguém cometa crimes, que todos ajudem uns aos outros. Pelo contrário, é quando tudo isso já estiver estabelecido, então é que se estará na anarquia. O segredo está no processo educativo. Ao longo de várias gerações, as pessoas vão aprendendo a ser trabalhadoras, a serem generosas, a serem solidárias, a serem colaboradoras. Isso vai acontecendo dentro do lar, nas escolas, até atingir a vida toda. Por isso é que o atingimento da anarquia é um processo gradual que demandará vários séculos ou, até, milênios..Não há como se implantar a anarquia à força. Ela tem que surgir espontaneamente. O que se tem que fazer é cada um, da sua parte, já ir dando a colaboração, especialmente na mudança da mentalidade. Deixar de lado o egoísmo e se tornar altruísta. Esse é que é o segredo. Não é uma questão de normas, de leis, de procedimentos. É uma questão de modo de encarar o mundo. O modo do bem.
Se a mente não é um sistema de energia, como irá o esgotamento do universo afetá-la? Quando tal sistema de energia para de funcionar, que é feito da mente que funciona com ele? O universo que elaborou e está elaborando a mente finita permitirá, então, que ela pereça?
A mente não é apenas um sistema de campo e matéria. É um sistema "em funcinonamento". E o funcionamento da mente requer suprimento de energia (que não é um constituinte da mente e sim um atributo que ela tem que possuir para funcionar). Portanto, se o Universo não tiver capacidade de prover a estrutura em que a mente se alicerça de energia para que funcione, não haverá mente.
Mas, na anarquia, os jovens podem ficar sem trabalhar até se formarem na faculdade/completarem seus estudos?
A anarquia,como o nome diz, não possui normas. Assim tudo é concebido em termos de percepções de conveniência ou não. Há casos em que se justifica que um jovem não trabalhe enquanto estuda e outros não. Mas trabalhar na conservação do lar em que more, todos, exceto as criancinhas, têm que participar.
Por que não existe o conceito de existir?
Mas é claro que existe o conceito de existir. Trata-se, exatamente, da situação, ou do estado, de se estar presente no mundo. Ou seja, que aquilo de que o que se está cogitando se existe ou não faz parte do conjunto de tudo o que o mundo contém. Em outras palavras, pertence à realidade. Todavia há que se distinguir categorias de realidades e, então, a existência pode ser referida a tal ou qual categoria. Há a categoria das entidades e uma entidade que existe é um ser. Mas há outras categorias, como a dos valores, das ações, das relações, das abstrações, das instituições, das qualidades ou atributos. Os elementos dessas categorias podem não ser coisas, como preço, um time de futebol ou outros.
Se alguém não quiser trabalhar em um sistema anárquico, o que acontece?
A princípio será admoestado e instado a trabalhar. Não atendendo será apartado do grupo e excluído dos benefícios a todos concedidos, como alimentos, roupas e outros. Mas não há nenhuma autoridade para aplicar penalidades. O próprio grupo é que não aceita preguiçosos e indolentes e os excluem das benesses.
Ernesto, o campo gravitacional terrestre influencia na aceleração da gravidade de um corpo que se encontra na superfície da Lua? Tipo retardando os efeitos do campo gravitacional da lua para um corpo na superfície.
Claro. E você pode calcular facilmente esse efeito a partir das massas e das distâncias em que a superfície da Lua está do centro da Lua e do centro da Terra. Faça-o!
Como mineiro, o senhor gosta de pão de queijo, certo?
Errado! Gosto de pão de queijo sim, mas sou carioca.
Como resolver problemas de matemática e física?
Para começar, entendendo o que o enunciado quer. Grande parte não resolve problemas porque não entende português. Depois, separando o que sejam os dados do que seja o que se pede. Aí, descobrindo, a partir do conhecimento já assimilado, a que esfera de fenômenos a ocorrência exarada no problema se enquadra. Ou a quais, se for mais de uma. Então explicitar todas as condições que se apresentam, por exemplo, campo uniforme, atrito nulo, sistema isolado ou o que seja. Daí, escrever as relações matemáticas que ligam as grandezas fornecidas às grandezas perguntadas em um sistema de equações. Pode ser que o sistema seja gradual, isto é, começa-se por uma equação a ser resolvida e a seguinte depende do resultado da anterior e assim por diante. Vai-se, então, resolvendo sequencialmente as equações ou os sistemas de equações, sempre de forma literal, deixando para levar os valores numéricos e fazer as contas para o fim. Nesta etapa, é importantíssimo se apor as unidades, para que sejam devidamente convertidas, se preciso. Resolvida a última equação da sequência se obtém o resultado do problema que, sempre, deve ser levado às relações iniciais para conferir se, realmente, é consistente com os dados. Há casos em que mais de uma solução é apresentada e, então, isso tem que, necessariamente, ser feito.
É correto dizer que os metais têm moléculas?
Não. Os metais se estruturam em uma rede de íons, entre os quais enxameia uma nuvem de elétrons da camada de valência.
Por que o Brasil é o país que mais tem "pegação" entre pessoas?
Não tenho informações sobre estatísticas a respeito e nem análise sociológica da razão por que seja assim, se o for. Se o que você está se referindo como "pegação", seja o fato das pessoas terem mais liberdade sexual e se disporem a fazer sexo casual, recreativo e sem compromisso com mais liberalidade, considero que isso, até, seja algo de bom. O que não é bom é que as pessoas façam uma distinção entre quem seja disponível para esse tipo de sexo e quem não seja e considere que as que sejam, estritamente falando, as mulheres, não sejam dignas de se tornarem esposas e as que podem se tornar esposas sejam apenas as que não considerem que fazer sexo, para mulheres, possa ser tão livre quanto para homens. Essa assimetria é de uma crueldade sem par. Há, até mesmo, homens casados que se consideram livres para fazer sexo recreativo, mas que não admitem que suas mulheres também o possam ser. Isso é que é extremamente errado. Não vejo porque as atividades sexuais tenham que ser restritas por nenhuma razão a não ser a falta de vontade. Seja para homens seja para mulheres, sejam solteiros, sejam casados. Em minha opinião, em outros países, o que acontece é que a hipocrisia é maior ainda. Se bem que há alguns, como os árabes, em que homens, realmente, são livres para fazer sexo com mulheres ditas "da vida", mas as mulheres ditas "de família" não podem fazê-lo. Porque não há distinção entre homens "de família" e homens "da vida". Isso é uma vergonha! A igualdade tem que ser total entre os gêneros em todos os aspectos. E não há nenhuma superioridade em se abster de fazer sexo com quem se desejar. Não estou preconizando uma libertinagem generalizada, mas se pessoas de sexo oposto são amigas, mesmo casadas, que mal há se, alem de poderem conversar ou fazerem refeições familiares juntas, também não possam fazer sexo, se quiserem. De modo inteiramente aceito e consentido pela sociedade. e pelas famílias.
Assinar:
Postagens (Atom)