Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 1 de fevereiro de 2015
"A poesia é uma coisa inútil. Se alguém tem alguma coisa a dizer, deve dizê-lo da maneira mais clara possível; se não tem algo para dizer, o melhor é calar-se". Tolstói . Concorda com a frase ?
Absolutamente Não! A poesia é inútil do ponto de vista de uma utilidade comezinha, isto é, para a sobrevivência. Mas a arte, seja qual for, mesmo que não seja necessária para a sobrevivência, faz com que a vida seja mais bela e prazerosa. A poesia encanta e dá prazer. Então é perfeitamente válida, mesmo que não leve mensagem nenhuma. Assim também é a música, o teatro, o cinema, as artes plásticas e a literatura em prosa, que Tolstói cultivou. Isso se aplica, também, a boa parte da Filosofia e da Ciência, representativas de conhecimentos que não possuem utilidade prática, como a Cosmologia. Mas elas atendem ao desejo humano de conhecer o mundo. Satisfazem a curiosidade e conferem o prazer de desfrutar do conhecimento, mesmo inútil, como a arte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário