Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 1 de fevereiro de 2015
As virtudes são algo inato? Sócrates argumentava que são adquiridas pelo conhecimento e sabedoria. O que você entende a respeito?
Sócrates estava certo. As virtudes não são inatas. São aprendidas. A educação familiar e escolar precisa cultivá-las nas crianças e adolescentes para que o mundo seja um lugar bom de viver. Não ser virtuoso é falta de educação. O ideal que toda pessoa deve buscar é a santidade. Mas não uma santidade religiosa e sim uma santidade humanista. Se uma pessoa for religiosa, então é que ela tem a obrigação de ser santa. Se não o for ou, pelo menos, fizer um imenso esforço para o ser, então não diga que é religiosa. Sequer que possua uma religião. Mas a santidade, isto é, a vida virtuosa, não requer religião nenhuma para acontecer. Aliás, uma santidade não religiosa é muito mais valiosa, pois não se prende a recompensa nenhuma, sequer a bemaventurança eterna.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário