Ao lado dessa concepção política, considero que é preciso que a concepção econômica comunista precisa estar presente. Mas não o socialismo estatal marxista da ditadura do proletariado. Isto é péssimo, mas isto não é comunismo, como se costuma dizer que é. Comunismo é outra coisa: é o partilhamento dos meios de produção e da prestação de serviços por todo mundo envolvido, não como empregado do estado, mas por si mesmo. Num processo colaborativo e não competitivo. O atingimento do comunismo não pode ser feito pela via socialista estatizante e sim pela pulverização do capitalismo, com a extinção do trabalho assalariado e a transformação de todo trabalhador em capitalista. Até que a propriedade e o dinheiro deixem de existir por falta de necessidade, já que tudo é de todos e nada é de ninguém. Todos trabalham de graça uns pelos outros e obtém tudo de graça também. Então não há ricos nem pobres. Todos são burgueses.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
Boa noite, poderia-me explicar o que é um anarquista? .
Uma pessoa que considera que a melhor forma de convivência social da humanidade seja a que prescinde de governos, em que não haja um estado, em que não existam fronteiras, em que a ordem seja completa e assumida sem imposição por todos, em que a liberdade seja limitada apenas pelo impedimento da prática do mal. Uma pessoa que advoga a solidariedade, a paz, a concórdia, a justiça, a generosidade, o compartilhamento. Além disso é uma pessoa que envida esforços para que tal situação seja alcançada no mundo. Todavia, para mim, esses esforços só são legítimos se forem pacíficos, pois a violência, o vandalismo e as revoluções não se coadunam com a concepção de anarquia que, absolutamente, não é bagunça nenhuma. A anarquia tem que ser alcançada por uma evolução e não por uma revolução. E essa evolução se fará por meio da educação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário