quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Ernesto, poderia me indicar um bom livro de Português do Ensino Médio? 03/02/2016

Não. Essa não é a minha área, pelo menos em relação à parte didática da língua portuguesa. Minhas obras de consulta não são didáticas e nem são voltadas para o nível médio. São gramáticas formais, sem exercícios e nem contextualização em textos. Mas, para mim, é o que resolve. Mas para alunos do nível médio são muito áridas. De qualquer modo eu recomendo:
Nova Gramática do Português Contemporâneo - Celso Cunha e Lindley Cintra (Lexikon)
Moderna Gramática Portuguesa - Evanildo Bechara (Lucerna)
Gramática Metódica da Língua Portuguesa - Napoleão Mendes de Almeida (Saraiva)
Comunicação em Prosa Moderna - Othon M. Garcia (Getúlio Vargas)
Dicionário Analógico da Língua Portuguesa - Francisco Ferreira dos Santos Azevedo (Lexicon)
Manual de Redação - Folha de São Paulo
Redação com base na Linguística - Diógenes Magalhães (Coisa Nossa)
Manual de Redação e Estilo - O Estado de São Paulo
Manual de Redação e Estilo - O Globo
Manual de Estilo - Editora Abril
Guia Prático da Criação Literária - Moacir C. Lopes (Quartet)
O Sucesso de Escrever - Albert Paul Dahoui (Corifeu)
Há mais, mas, por enquanto, divirta-se com esses.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails