Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 1 de setembro de 2016
Há como verificar experimentalmente que a reação de nosso corpo à ação gravitacional da Terra encontra-se no centro desta? 04/01/2016
Com respeito ao nosso corpo, não, mas com relação à interação Terra-Lua, por exemplo, sim. Ao se estudar o movimento relativo de ambas se verifica que é o centro da Terra (e o da Lua) que orbitam o centro de massa do sistema dos dois astros. Da mesma forma que, no caso do movimento de satélites artificiais, suas órbitas elípticas possuem para foco a posição do centro da Terra. Isso também vale para os mísseis balísticos intercontinentais, que descrevem órbitas elípticas em que o centro da Terra está no foco. Isso significa que o ponto para o qual se dirige a resultante da força de gravidade de todas as porções da Terra sobre qualquer objeto que ela atraia é o seu centro e que, portanto, a reação a essa atração, que acontecerá em cada fragmento de massa da Terra, tem a sua resultante aplicada no centro da Terra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário