Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 25 de agosto de 2017
A formulação mv² / 2 = GMm / r = Ve ou velocidade de escape, por usar de forma sintética apenas os atributos físicos inércia, velocidade e distância., seria precipitado concluir que esta é uma demonstração inequívoca de que a matéria é constituída em sua essência apenas de campo gravitacional?
Não. De modo nenhum. O que essa expressão diz é que, dentro do limite newtoniano de baixas velocidades e fracos campos gravitacionais, para um corpo escapar da gravidade de outro, uma vez que a energia mecânica se conserva, não havendo atrito, a energia cinética que se tem que ter no lançamento precisa igualar, em módulo e de sinal contrário, a energia potencial gravitacional, para que o total seja nulo e se consiga prosseguir com alguma velocidade, só a perdendo quando se estiver a uma distância infinita. Isso não diz nada sobre a estrutura da matéria.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário