sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Um ambiente formado por ampla concorrência e competição impulsiona a criatividade e a inovação?

Sim, mas não é necessário para isso. Um ambiente de cooperação também é capaz de impulsionar a criatividade e a inovação, desde que a mentalidade das pessoas seja focada no benefício da coletividade e não no benefício particular. Isso é uma questão de cosmovisão. Para o bem maior do mundo, a cosmovisão coletivista é a que apresenta melhores resultados. E é muito mais justo que se trabalhe com o maior denodo para o bem de todos do que para o bem de si. Quando Adam Smith disse “Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro e do padeiro que esperamos o nosso jantar, mas da consideração que ele têm pelos próprios interesses. Apelamos não à humanidade, mas ao amor-próprio, e nunca falamos de nossas necessidades, mas das vantagens que eles podem obter” ele estava considerando a cosmovisão egoísta das pessoas. Mas não é preciso que seja assim. O mundo pode ser bem melhor se o egoísmo for abolido e todos forem altruístas. Isso é uma questão de educação e treinamento que pode ser levada a cabo e transformar o mundo. Basta que todo mundo que pensa que assim é que seria bom divulgasse a ideia e batalhasse para que prevalecesse. Assim o fazendo ao longo de muitas gerações, o mundo mudará.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails