sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Durante toda a minha vida acadêmica me deparei com muitos profesores que sabiam a matéria mas que, no entanto, não a sabiam transmitir. Olha que isto chegou até a faculdade! A dificuldade não era só minha pois outros colegas se queixavam da mesma coisa. Por que você acredita que isto aconteça?

Para começar, as matérias didáticas dos cursos de licenciatura não são levadas a sério nem por seus professores. Em geral eles mesmos não têm didática e não são nem um pouco exigentes com seus alunos para que sejam aprovados. Didática tinha que ser uma disciplina que desse reprovação mesmo para todo aluno que não adquirisse as habilidades didáticas que um professor tem que ter. Não sendo assim não adianta. O pessoal aprende cálculo na marra, porque se não aprender leva pau mesmo, sem dó nem piedade. O mesmo tinha que acontecer com as matérias pedagógicas. Mas, se algum professor delas for assim exigente, como os de cálculo, a diretoria da faculdade tira o professor, a pedido dos alunos. Estes não acham que seja importante saber didática. Mas acham que seus professore têm que saber. Uma incoerência. Depois, muitos professores de nível superior o são sem ter licenciatura, o que não é exigido. Então eles não se importam com a didática. Acham irrelevante. Seria preciso que todo profissional, seja do que for, caso vá lecionar sua especialidade em algum curso superior, teria que fazer disciplinas pedagógicas como é exigido para a Educação Básica (Infantil, Fundamental e Média). Inclusive no mestrado e no doutorado. Professor é mais que um profissional ou um cientista. Tem que saber todo o seu "metier" e, além disso, como ensiná-lo para os outros. Por isso é que sempre achei, mas sempre fui voto vencido nos colegiados, que a licenciatura teria que ser uma especialização do bacharelado. Quatro anos para o bacharelado mais um para a licenciatura. Todo professor teria que, antes, ser bacharel no que leciona. Mas as faculdades fazem da licenciatura um curso mais "mixuruca" do que o bacharelado. Senão não há estudante que consiga formar. Fui coordenador do Curso de Física da UFV e não consegui implantar essa minha ideia. Ninguém quer saber de ter muito trabalho para aprender. Quer obter o diploma do modo mais fácil que se puder. E eu sempre digo que facilitação emburrece e forma incompetentes. Tem que ser difícil mesmo. Tem que ser exigente. Tem que ser trabalhoso. Senão não presta.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails