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segunda-feira, 16 de abril de 2018
Por que a taxa de reprovação em Cálculo I na faculdade é tão alta? É comum ver muitos alunos que na escola eram bons em funções reprovarem nessa disciplina.
Porque o estudo de matemática no nível médio é muito frouxo. Aliás, isso vem desde as séries iniciais do ensino fundamental. Para não darem muitas reprovações, os professores reduzem o nível de exigência e vão reduzindo, reduzindo que, quando chega no fim do Ensino Médio o aluno não sabe nem a metade do que tinha que saber. Não digo tanto em abrangência dos conteúdos, mas em aprofundamento. É tudo visto muito por cima, com pouquíssima exigência. Quando chega na faculdade, onde é preciso saber mesmo tudo o que teria que ser sabido, senão não se vai pra frente, então é aquele descalabro. Esses alunos que você diz que eram bons em funções não eram nada. Só aparentavam ser porque os professores facilitavam tudo. É preciso mudar essa mentalidade vigente nas escolas de que não se pode ser muito exigente. De que os conteúdos não podem ser difíceis. Tem que ser difíceis mesmo e os alunos têm que meter a cara e dar conta. E nada de aprovar quem não dá conta. Repita o quanto for necessário até conseguir dominar o assunto. Digo isso para todas as matérias e não só para matemática. O nível do ensino no Brasil está vergonhosamente baixo. O pior é que os próprios professores não sabem direito o que têm que ensinar. Se continuar assim o Brasil vai se tornar refém dos países que dominam o conhecimento e a tecnologia, que são aqueles em que as escolas são puxadas mesmo e os alunos têm que se virar para aprender. Como a Coréia do Sul, a Hungria, a Rússia, o Japão, a República Tcheca, a Eslováquia, os países escandinavos, a Áustria, a China. Lá a meninada não tem refresco não. Estuda e estuda demais mesmo.
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