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segunda-feira, 16 de abril de 2018
Por que tem pessoas que mesmo estudando bastante a teoria ainda "travam" na hora de resolver exercícios e alguns problemas?
O maior fator desse travamento é a falta de base matemática para ter o traquejo necessário para deslanchar o desenvolvimento da solução do problema. Isso é um problema que advém de uma deficiência cumulativa ao longo dos anos do ensino fundamental e do médio, em que o aluno foi sendo aprovado com o escore mínimo de aprovação. Isso prejudica muito o desenvolvimento futuro. Uma pessoa que seja aprovada só com 60% tem 40% do que ela deveria saber mas não sabe. Isso é uma tragédia em matemática. O bom é sempre ser aprovado em torno dos 90% dos pontos. Assim se domina a matemática com uma tranquilidade suficiente para não passar aperto na solução dos problemas de física, quando se sabe bem a teoria. Todavia há, também, o caso em que o aluno pensa que sabe bem a teoria, mas não sabe. Porque saber bem a teoria consiste em saber todas as circunstâncias em que ela ocorre, isto é: em que casos se aplica, em que casos não se aplica, que restrições têm que ser consideradas, que circunstâncias têm que ser consideradas, que unidades têm que ser usadas e assim por diante. Vejo muitos alunos aplicarem fórmulas certas em situações em que elas não se aplicam. Todo esse circunlóquio que existe em torno de cada equação física tem que ser muito bem sabido.
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