Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 16 de abril de 2018
Se a métrica geométrica do conteúdo do espaço é sempre definido pela energia potencial gravitacional que é negativa, por que o encurvamento é definido por uma geometria pseudo-riemanniana?
A métrica não é definida pelo conteúdo da energia gravitacional e sim pelo conteúdo de massa e de todas as formas de energia presentes (cinética, térmica, elétrica, magnética, nuclear, gravitacional). Isso é o que constitui o "Tensor Momentum-Energia" que constitui o membro direito da equação de Einstein. Quanto à métrica ser pseudo-riemanniana e não riemanniana se deve ao fato de que o elemento invariante não é ds² = dl² +c²dt² e sim ds² = c²dt² - dl². Isso é que permanece invariante quando se faz uma mudança de referencial. Daí a necessidade da métrica ter a assinatura +,-,-,- para que possa estar de acordo com a fenomenologia do espaço tempo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário