segunda-feira, 16 de abril de 2018

Você estudou gramática para não cometer erros gramaticais, ou apenas por ser um leitor ávido, conseguistes assimilar as regras da língua portuguesa?

Em meu tempo de ginásio (dos sete aos dez anos) estudei a gramática que se introjetou em meu pensamento para o resto da vida. Meu professor, Fernando Duque Estrada, sobrinho do Osório Duque Estrada, adotava o livro do Domingos Pascoal Cegalla, que abordava completamente duas vezes no ano: no primeiro e no segundo semestres. Além de fazer "todos" os exercícios. Isso nos dava um domínio fantástico da língua portuguesa. Desde então (e mesmo antes) sempre fui um leitor voraz e daqueles que, quando me deparava com uma construção gramatical desconhecida, me valia de gramáticas para esclarecê-la. Ainda sou assim até hoje, de modo que a gramática passou a ser minha segunda personalidade, completamente incorporada a meu modo de ser.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails