terça-feira, 3 de julho de 2018

Boa noite Professor Ernesto, gostaria de te fazer uma pergunta, pois bem, é normal quando a capacidade de abstrair aumenta, as matérias do médio ficarem chatas? Quando ocorre precocemente, digo, antes de cursar o superior, como proceder?

Sim, é verdade. A solução é estudar o conteúdo do nível médio, mesmo sendo chato, para poder ser aprovado, inclusive nos exames de acesso ao nível superior (enem e vestibulares), bem como para ter base para os estudos mais avançados e, paralelamente, já ir estudando os conteúdos que são abordados no nível superior, pegando livros adotados nas matérias superiores. Eu sempre fiz isso, com matemática e física, principalmente, mas também com história e geografia, por exemplo. Quando eu estudei o nível médio (então chamado de "científico"), de 1965 a 1967, havia turmas separadas de exatas, biológicas e humanas. Eu fiz exatas e, portanto, não tive biologia entre as matérias. Mas eu estudei por minha conta, porque achava ridículo sair do ensino médio sem saber biologia. Todavia eu quase não estudava as matérias da escola e, mesmo assim, só tirava notas altas. Porque eu prestava atenção nas aulas e só isso era suficiente para que eu ficasse sabendo os conteúdos. Então eu mergulhava nos livros da biblioteca do meu pai, que era professor de história e geografia e pegava livros de matemática e física de nível superior emprestados com meu professor de matemática, que tinha uma vasta biblioteca também. E já comprava mesmo, livros de nível superior para estudar. Antes de entrar para a faculdade eu fui aprovado em uma seleção para professor na Escola Preparatória de Cadetes do Ar e já comecei a lecionar em uma escola militar federal desde que estava no primeiro ano da faculdade (isso é legalmente permitido para estudantes de licenciaturas).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails