Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 1 de julho de 2018
conhecimento vem a ser uma crença justificada e plausível, ou seja, quando se diz que sabe do big bang, também quer dizer que se crê que é verdade, pois quando se diz que sabe, está admitindo que se acredita que é verdade e que se sabe.
Não. Conhecimento é informação devidamente validada, isto é, comprovada, justificada, sistematizada, classificada, catalogada e tudo isso. A fonte do conhecimento pode ser vulgar ou científica. No caso do conhecimento vulgar, ele advém de observações e experimentos não sistematizados, mas só é considerado conhecimento quando suas predições são confirmadas. Já o conhecimento científico tem uma série de critérios de validação mais rigorosos. Isso não significa que o conhecimento vulgar não seja verdadeiro. Uma crença, por outro lado, é uma proposição não verificada mas aceita por sua plausibilidade, até que seja contrariada por fatos. A crença, contudo, exige indícios de sua verdade. Já a fé é como se fosse uma crença, só que despida não só de validação, como também de indícios de sua validade. Em suma, é gratuita.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário