Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 31 de julho de 2019
Professor. Só uma duvida. Como as coisas não são estáticas, ou seja, estão em constante movimento, logo as coisas mudam junto, mesmo que sejam elas palavras ou sentimentos, então não seria verdade absoluta, apenas uma adequação sobre algo por um dado momento, certo ?
Verdade é só verdade, isto é, adequação entre a realidade e o que se diz a respeito dela. Se a realidade é mutável, o que se disser a respeito dela também tem que mudar para continuar a ser verdade. Verdade não implica em imutabilidade. O adjetivo "absoluta" não é adequado para qualificar a verdade. Não é preciso adjetivo nenhum. O que acontece é que, muitas vezes, o que se tem como verdade não é verdade mas suposta verdade. Que costuma ser chamada de "verdade subjetiva". Como nossa percepção da realidade não é perfeita, não se pode ter garantia de se ter a verdade a respeito de algo. Então o que se considera como "verdade absoluta", seria a convergência de muitas "verdades subjetivas", ou seja, uma "verdade objetiva". Mesmo assim não isso não é garantia de veracidade, pois até muitas coincidências de assertivas tomadas por verdadeiras podem padecer de enganos de percepção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário