Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 31 de julho de 2019
Sou ateu e sou apartidário. Não gosto muito de rótulos, muito menos na política. Seria eu um anarquista? E se eu sou, qual tipo: o anarquismo insurrecionário ou o anarquismo social?
Se você não gosta de rótulos, não importa que tipo de anarquista seja. O que importa é se você considera que governo é algo intrinsecamente mau e que, portanto, deve ser abolido. Anarquista não precisa ser ateu. Mas é mais coerente se o for. Uma insurreição, como já comentei várias vezes, não é a boa maneira de se instaurar a anarquia. Porque, em sendo vencedora, precisará conter os derrotados e isso terá que ser feito pela força, que é algo incompatível com a anarquia. Ela tem que ser adotada por consenso unânime de todo o povo, bem com da elite. Por isso só vai ser alcançada por evolução civilizatória. É isso que é preciso ser feito. Conscientizar, especialmente a juventude, do valor superior da anarquia, bem com do comunismo, no aspecto econômico. Acabar com a economia de trocas (mesmo que não usando dinheiro como intermediário) e passar para a "Economia de Doações", sem trocas. Todo mundo fazendo tudo de graça e dando para os outros sem pedir nada em troca.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário