terça-feira, 16 de agosto de 2011

Como o senhor consegue/conseguiu dar conta de administrar tanto estudo e leituras com uma vida pessoal para cuidar, isto é, com filhos, esposa e etc? Às vezes tenho a impressão de que é complicadíssimo conciliar a vida acadêmica produtiva com a intimidade

Não é fácil, mas não é impossível. É só não perder tempo com ninharias, como ver televisão ou descansar muito. E ser bem objetivo no que se faz, não desperdiçando tempo com conversa fiada. Também é bom não dormir demais. Normalmente eu durmo de 5 a 6 horas por noite, às vezes 4 e umas 7 nos fins de semana. Trabalho umas 9 ou 10 horas por dia. A manutenção da vida (refeições, higiene, locomoção etc.) me consome 3 horas por dia. Sobram umas 6 ou 7 horas. Dessas eu dedico metade para ler, estudar, escrever e metade para o lazer, namorar e a família. Nos fins de semana, sem o trabalho (quando é preciso trabalho nos fins de semana também, mas nem sempre) fico com umas 14 horas para o que quiser. Então faço arrumações, consertos, passeios, visitas, vejo filmes, namoro e também leio, escrevo, pinto, estudo. Não vejo dificuldade em conciliar essas coisas. O que não se pode é ter preguiça.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails