domingo, 14 de agosto de 2011

Você disse: "O tempo não para dentro do buraco negro e sim no horizonte de eventos..." Em local de tempo nulo, não pode existir deslocamento. Isto me permite concluir que nada ultrapassa o horizonte de eventos, já que ali nada se desloca?

Sim e não, pois o tempo e o espaço são relativos. O tempo que para no horizonte de eventos é o tempo observado de um ponto assintoticamente distante. Nesse caso, de fato, o objeto não ultrapassa o horizonte de eventos. Mas o tempo próprio do objeto em queda continua a passar e, por ele, ele cairá dentro do buraco negro. Observe que buraco negro é toda a região entre o horizonte de eventos e a singularidade, incluindo essas. Para entender porque, só analisando a solução da equação. Veja isto:
http://en.wikipedia.org/wiki/Schwarzschild_metric ,
http://en.wikipedia.org/wiki/Black_hole ,
http://en.wikipedia.org/wiki/Event_horizon .
Recomendo a leitura do capítulo 9 do livro "Gravitation and Spacetime", 2nd ed. de Hans Christian Ohanian & Remo Ruffini (Norton, New York, 1994)
http://www.firstload.com/?ir=1&fn=ohanian+gravitation .
http://www.amazon.com/Gravitation-Spacetime-Second-Hans-Ohanian/dp/0393965015/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1313372389&sr=1-1 .

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails