terça-feira, 16 de agosto de 2011

Professor, estou lembrando-lhe novamente em relação a minha pergunta sobre a evolução biológica dos grupos étnicos, prometeste-me que iria estudar e responder, aqui esta o site do artigo, http://www.charlesdarwinresearch.org/portuguese.pdf.

Ao que me parece você está querendo saber a evolução biológica das raças, pois etnia é um conceito cultural e não biológico, envolvendo, além de raça, língua, território e outros fatores. Em verdade o conceito de raça é controverso, não havendo, na espécie humana, a existência de sub-espécies. Todavia características morfológicas, como a cor da pele, a forma dos lábios, dos olhos, o tipo de cabelo, a estatura, a conformação craniana, permitem estabelecer variedades da espécie humana, especialmente porque tais características são hereditárias. O que não existe é uma associação dessas características raciais a outras relacionadas a conceitos de valor, como inteligência, operosidade e caráter, como apresenta a obra de John Philippe Rushton. Isto é bem controvertido, mas é algo que precisa ser estudado de um ponto de vista puramente científico sem nenhum viés ideológico. Sou uma pessoa completamente anti-racista e igualitário. Porém há que se investigar desapaixonadamente a verdade, se assim o for.
A evolução das raças se deu ao longo da história da espécie humana, em razão do deslocamento de populações a partir da África para a Ásia e a Europa com o consequente isolamento geográfico. Sugiro a leitura deste artigo (o google pode traduzi-lo, se você não ser inglês):
http://www.racialcompact.com/racesofhumanity.html

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails