sábado, 22 de outubro de 2011

Aproveitando o dia, O que acha do Enem? É um bom meio de se avaliar conteúdo necessario para um curso universitário? Há modos melhores?

A princípio sou inteiramente favorável a que o ENEm se torne o único processo de seleção para admissão ao ensino superior em todo o Brasil, para todos os cursos, tanto de instituições públicas quanto particulares.

Considero que o aluno de qualquer curso superior, seja de que área, deva ter conhecimentos de nível médio de todas as áreas, bem como habilidades de fazer uso deles na solução de diversos problemas, não só acadêmicos. Assim o advogado tem que saber matemática, física e biologia, o engenheiro tem que saber história, geografia e filosofia e o médico tem que saber física, química e sociologia. E todos têm que saber português e inglês. E bem!. Sou totalmente contra qualquer tipo de avaliação específica por área de exatas, humanas ou biológicas.

Assim é que acho que a primeira versão do ENEM, em que as questões eram totalmente multidisciplinares, sem separação nenhuma de qual era desta ou daquela matéria era muito melhor. Sugiro o retorno a esse padrão.

Todavia, acho que é preciso um aperfeiçoamento. No afã de se eliminar o caráter conteudista, próprio dos vestibulares, pecou-se pelo extremo oposto, que é o da medida quase exclusiva das habilidades cognitivas. Acho válido questões embasadas em textos prévios, mas algumas colocam um texto só para se perder tempo, pois a resposta não depende do texto. É preciso haver um equilíbrio entre a medição de conhecimentos e do uso de habilidades. Toda questão precisa enfocar os dois aspectos. Digo isso com conhecimento, pois tenho curso de especialização em elaboração de questões fechadas ministrado pelo Heraldo Marelim Viana, do CECISP, que foi meu coordenador de avaliação nos oito anos em que lecionei na EPCAR, em Barbacena. Além disso fui membro da Comissão de Física do Vestibular da UFV por oito anos e presidente de sua Comissão Geral do Vestibular durante quatro anos.

Outro ponto que seria interessante é a aplicação do ENEM nas três séries do Ensino Mèdio.

Procedidas essas correções, opto pelo ENEM como única forma de acesso ao nível superior. Acoplado ao SISU, considero o ENEM uma forma muito mais honesta, justa e democrática de avaliação. É claro que se precisa, cada vez mais, aprimorar a segurança no processo de aplicação.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação

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