Sim, mas prefiro denominá-lo de "princípio ético", já que moral é um conjunto de prescrições relativas ao contexto temporal, espacial e social. Assim as "leis morais", não são absolutas. A ética, por outro lado, sendo filosófica, busca, justamente, encontrar os princípios que devem nortear as leis morais para que elas tenham validade, o que nem sempre ocorre. Ética e moral não se aplicam a seres, mas a ações. Nenhum ser é bom ou mal, mas sim o que ele faz o o que se faz com ele. Três princípios destacam-se como universais sobre o comportamento ético: que toda ação seja tal que possa se erigir em prescrição universal, que toda ação produza a maximização da felicidade para o maior número de seres e que toda ação seja aquela que desejamos que a nós mesmos seja aplicada. Assim procedendo, normalmente, as ações serão promotoras do bem, isto é, causadoras de satisfação, alegria, felicidade, prazer, gratidão, benefício e tudo de bom para quem dela seja objeto. Uma ação será má se causar dor, sofrimento, tristeza, prejuízo, injustiça, revolta, amargura, malefício e tudo de ruim a quem dela seja objeto. Mas nada é tão simples assim. Arrancar um dente pode causar dor, mas ser um benefício para a saúde do paciente. Há que se considerar o aspecto mais abrangente, mas de forma ponderada. Enterrar um recém-nascido aleijado vivo pode ser um benefício à tribo, por não ter que cuidar dele o resto da vida, mas não é ético sob ótica nenhuma, mesmo que ele seja anestesiado para não sofrer. E, no entanto, não é imoral, pois atende aos costumes tribais. Como é o caso da ablação do clitóris na África e a lapidação de adúlteras em alguns países islâmicos. Ética e moral não são disciplinas exatas e, realmente, são bem complexas. Em tudo, todavia, acho que se pode elevar um princípio norteador, que é o amor, a compaixão, sem abandonar a justiça. E a justiça não é só dar a cada um o que ele merece, mas também não dar o que não merece. Fazer justiça com amor é o grande desafio da ética que a moral precisa acompanhar.
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