Pseudo-ciência é uma disciplina com todo o aparato de uma ciência, em termos de estruturação, sistematização e modelamento da realidade, sem, contudo, ter os pressupostos e fundamentos desse modelamento verificados de forma inequívoca por meio de observações e experimentos controlados, bem como uma cadeia de corolários deduzida por um processo logicamente consistente e validado. Assim, apresenta-se ao público desavisado como um corpo de conhecimento consistente e válido, portanto crível. Além do mais, suas explicações, em geral, atendem aos anseios profundos de uma apaziguação da mente em assentar-se em respostas que não sejam impessoais e frias como as da ciência ortodoxa. Ou seja, diz o que as pessoas querem ouvir. Enquadram-se nessa categoria a Astrologia, Numerologia, Homeopatia, Ufologia, Grafologia, Antroposofia, Logosofia, Gnoseologia, Parapsicologia, Quiropraxia, Acupuntura, Vitalismo e uma série de outras. Nem sempre, contudo, os resultados de uma pseudo-ciência são falsos. Podem até serem verdadeiros (há alguns casos), mas não são científicos por lhe faltarem um modo de validação.
Outro caso parecido são os das proto-ciências, que também não são ciências propriamente ditas, mas que procuram se enquadrar e, aos poucos, vão conseguindo, na metodologia científica de validação de seus modelos. É o caso da Psicologia, da Sociologia, da Economia, da Historiologia e outras.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Qual o seu entendimento sobre pseudo-ciencia? Cite alguns exemplos do que vc considera como sendo pseudo-ciencia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário