sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Li uma resposta na qual o senhor diz ser necessário aos filósofos conhecem física. Pois bem; o curso de filosofia da UFABC inovou e resolveu colocar na grade cursos de filosofia da biologia, filosofia da física e filosofia da matemática.

Isso é muito bom, mas ainda não é o suficiente, pois é preciso que os filósofos não só conheçam filosofia da ciência, mas também a própria ciência e o nível em que os assuntos são abordados no Ensino Médio não é suficiente. As questões principais, na Física, por exemplo, são as teorias quânticas, relativísticas, de campos, de partículas elementares e cosmologia. Quem não tiver uma ideia conceitual bem formada sobre esses temas nem é capaz de entende a Filosofia da Física. Não é preciso abordar o aspecto matemático, mas o conceitual é essencial que se compreenda. Da mesma forma em Biologia, as noções de biologia molecular em nível de processos celulares, é essencial para entender os mecanismos da evolução e da genética, bem como da abiogênese, sem o que a compreensão do que seja a vida fica tremendamente prejudicada, o que leva à aceitação de noções irrelevantes, como o dualismo corpo-alma. Uma boa noção de geologia e paleontologia também é requerida, para poder interpretar os dados fósseis na análise evolutiva. Quanto à Matemática, da mesma forma, os conhecimento do Nível Médio deixam muito a desejar, especialmente as noções da análise matemática, topologia, estruturas matemáticas, lógica matemática e outros conceitos sem os quais o filósofo fica sem piso. Acho que, como a
Filosofia é uma espécie de "Ciência das Ciências" seu curso mereceria um ano introdutório a mais para que tais assuntos fossem abordados, antes de se começar a filosofar propriamente. Para mim, o filósofo é o intelectual por excelência e, como tal, também tem que ter noções de todas as artes, além de ter uma formação de escritor e conhecer várias línguas, para poder ler no original. Pelo menos grego, alemão, latim, francês e italiano, além do inglês, é claro. Isso se não se enveredar pela filosofia oriental, o que requer saber árabe, chinês e sânscrito. Ser filósofo é algo bem mais difícil do que ser médico, engenheiro ou advogado. Ou mesmo físico ou biólogo.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails