sábado, 22 de outubro de 2011

Professor, como as estrelas de nêutrons tem campo magnético, já que não tem carga elétrica? E como os buracos negros tem carga elétrica, já que não sobrou nada ali pra contar a história?

Um único nêutron, sendo neutro, tem campo magnético porque, apesar de neutro, ele tem uma distribuição de carga, sendo composto por três quarks, um "up", de carga (2/3)*e e dois "down", cada um de carga -(1/3)*e. Como eles possuem spin (rotação), isso lhes fornece um momento de dipolo magnético, que, na configuração que formam o nêutron, não se anulam, dando-lhe um momento de dipolo magnético não nulo de cerca de e.h/(pi)m. Uma estrela de nêutrons é como se fosse um único núcleo atômico com todos os nucleons transformados em nêutrons pela captura dos elétrons pelos prótons (evento inverso do decaimento radioativo beta). Um processo de emparelhamento, semelhante ao que ocorre nos domínios ferromagnéticos, produz um momento momento de dipolo magnético total bem grande, que, associado ao grande momento angular da estrela e à sua pequena dimensão lhe dá uma velocidade angular enorme, que faz com que o campo magnético do dipolo irradie como um farol de navegação, fazendo da estrela de nêutrons um pulsar.

Quanto aos buracos negros, é claro que sobrou algo para contar a história sim. Todo o material da estrela que colapsou e se transformou no buraco negro continua em seu caroço. Portanto o buraco negro tem massa, momento angular e pode ter carga elétrica e momento de dipolo magnético, se a estrela original não fosse eletricamente neutra. O que se chama buraco negro é a região interior ao "horizonte de eventos" ou "barreira de não retorno", da qual nada sai, só pode entrar. Mas no centro desse horizonte está o caroço, que contém toda a matéria do buraco, como se fosse um hiper-híperon, isto é, uma única partícula sub-atômica com toda a massa da estrela em um tamanho menor do que um elétron.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails