sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Olá, professor. Já ouviu falar do site "a lógica do Sabino"? Existe um site criacionista contrário à Evolução, aos métodos de datação e à idade estimada do Universo com conteúdo relevante? Gostaria de saber se de fato há dúvida entre os cientistas (cont

(continuação da pergunta) acerca de seus estudos, isto é, se há divergências no meio. Alguns professores de filosofia (além de religiosos) discutem se há dogmatismo na ciência. Existem ameaças consideráveis contra evolução e datação?

Dei uma olhada no site e coloquei no meu delicious para consulta posterior. O que tenho a dizer é que a Evolução biológica das espécies é um fato natural mais do que sobejamente comprovado. Certamente há detalhes a se esclarecer e novas descobertas sempre estão corrigindo hipóteses equivocadas, bem como datações enganadas. Isto não compromete o fundamento básico de que toda a vida existente é um produto da evolução a partir de outro tipo anterior, até nós, e que continuará daqui para frente. Outra concepção, não pertencente ao escopo da Teoria da Evolução e ainda não tão bem fundamentada, mas com grandes chances de aceitação por sua elevada plausibilidade, é a da abiogênese, ou do surgimento da vida a partir da matéria inanimada, de forma espontânea. Quanto aos processos de datação geológica e cosmológica, há uma grande convergência de resultados dos diferentes métodos, sendo normal a existência de ligeiras discrepàncias. O fato de as datas serem periodicamente corrigidas não depõe contra os procedimentos, pelo contrário, os apoiam. Uma das características mais interessantes da ciência é, justamente, não ter as respostas definitivas e ir se corrigindo gradativamente. Por princípio, a ciência não é dogmática, pelo contrário, o ceticismo é inerente a ela. Apenas quem busca a confirmação científica de teorias já previamente assumidas como verdadeiras, como o criacionismo, é que ameaçam a evolução, sem sucesso. Sua postura é inteiramente anti-científica, pois já partem da resposta para buscar as justificativas.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails