Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 18 de fevereiro de 2014
O seu perfil diz "anarquista". Como você acredita que os conflitos interpessoais podem ser resolvidos sem uma força coercitiva de um governo neste modelo de sociedade?
Pela mudança de mentalidade e de concepções sociais, que, de maneira geral, nem suscitariam qualquer tipo de conflito interpessoal. A inexistência de dinheiro e de propriedade, numa situação em que ninguém possua nada, mas tudo seja de todos, já não daria azo a qualquer atitude predatória. Isso vale, inclusive, no aspecto gamético, já que não haveria família, no sentido atual, sendo todo mundo livre para se relacionar com todo mundo. Se ainda persistir algum tipo de conflito, a própria sociedade se encarregaria de dirimi-los em "conselhos comunitários", que poderiam aplicar penas de rejeição social aos infratores. Note que a anarquia é totalmente inviável atualmente, já que as concepções das pessoas não se adequam a ela. Ela há de chegar de modo espontâneo, ao fim de um processo educativo de muitas gerações, ao longo do qual as concepções egoístas e possessivas serão gradativamente substituídas por concepções altruístas e de desprendimento total.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário