Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 18 de fevereiro de 2014
Professor, geralmente no ensino médio é ensino que o estado líquido tem volume bem definido, mas a forma do recipiente que o contém. Entretanto, ja ouvi dizer que os líquidos, na verdade, são esféricos. O senhor poderia fazer um comentário sobre isso ? agradeço.
Os líquidos só tomam a forma esférica quando estão em queda livre sem resistência do ar e sem recipiente. Por exemplo, no interior de uma nave espacial em órbita. Com resistência do ar eles ficam com a forma de uma gota de chuva. Se não estiverem em queda, se assentarão na parte mais baixa do recipiente que os contiver e escoarão procurando sempre a parte mais baixa, até que cheguem ao oceano. A não ser que barreiras o impeçam. Então eles tomarão a forma do recipiente com a superfície livre acompanhando a curvatura da Terra, como nos lagos fechados. Para haver líquido é preciso que haja uma pressão sobre ele e que a temperatura, para aquela pressão, esteja na faixa de existência de líquido. Apesar de muito pouco, os líquidos conseguem ser comprimidos, de modo que seu volume pode variar com a pressão, bem como com a temperatura. Nem todo líquido está em um recipiente. O caso mais comum são as gotas de chuva, ou as águas de uma cachoeira ou que saem de uma torneira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário