Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 28 de março de 2014
Ernesto, a física e a matemática são capazes de elaborar juízo sintético "a priori"? Em caso afirmativo, elas necessitariam passar pelo crivo da experimentação?
Não existe "Juízo sintético a priori". Todo juízo sintético advém de alguma verificação. Tal verificação pode ser empírica ou logicamente deduzida a partir de alguma já verificada. O que se pode fazer em Física é propor um juízo a ser verificado e mantê-lo provisoriamente em suspenso como uma hipótese. No caso da Matemática, é possível se formular juízos como axiomas ou postulados que poderiam ser tidos como sintéticos a prior. Mas eles não possuem estatuto de veracidade e sim de hipotética veracidade. Tudo o que for deles deduzidos só será verdadeiro "se" eles forem verdadeiros. Como a Matemática é uma abstração e não tem compromisso com a realidade, exceto a matemática aplicada, isso pode ser aceito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário