sexta-feira, 28 de março de 2014

Países altamente religiosos como EUA, Inglaterra, Irlanda, Dinamarca e Alemanha são bem desenvolvidos. Já países oficialmente ateus como Cuba e Coreia do Norte são bem pobres.‎

Não é por serem oficialmente ateus que Cuba e Coréia do Norte não são desenvolvidos. É porque o sistema econômico e político que eles possuem não contribui para o seu desenvolvimento, além do fato de que, por estarem desconectados do comércio internacional, ficam privados de exportar o suficiente. Além do que o ateísmo, sendo oficial, não é significativo, pois um dos fatores que faz com que haja associação de ateísmo e desenvolvimento é a liberdade e ateísmo oficial é o cúmulo da falta de liberdade. Ao que me consta, Inglaterra, Dinamarca e Alemanha têm alta fração de ateus. A Irlanda não, mas não é tão desenvolvida. Quanto aos Estados Unidos, trata-se de uma exceção.
http://www.umsabadoqualquer.com/religiao-e-ateismo-pelo-mundo/
Fontes: Pesquisas de Phil Zuckerman (2007), Richard Lynn (2008) e Elaine Howard Ecklund (2010), ONU, adherents.com, American ReligiousIdentification Survey, The Pew Research Center, Gallup Poll, The New York Times, Good, Nature, Live Science e Discovery Magazine.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails