quinta-feira, 27 de março de 2014

o que você, na condição de professor, falaria contra o anarquismo?‎ '--------'

Que se trata de uma concepção extremamente difícil de ser alcançada e, certamente não o seria no tempo de vida de nenhum de nós e que, deste modo, seria mau investimento, para quem quer resultado e sucesso na vida, investir em trabalhar por ele, se não daria retorno para a própria pessoa. Ou seja, seria um investimento a fundo perdido para a vida do investidor. Quem pensa em resultado ainda em vida, não vai querer dispender tempo, energia, dinheiro e pensamento para lutar por algo que só se concretizará dentro de séculos. Isso me lembra um amigo libanês do meu pai que fez uma plantação de pinho de riga em Barbacena que só seria cortada por seus descendentes, muito tempo depois da morte dele, pois leva, pelo menos, 200 anos para crescer.
Outros argumentos contra seriam que a dificuldade de educar toda a população para que seja ordeira, diligente, honesta, generosa e virtuosa em geral, condição essencial para que a sociedade exista sem governo seria tão difícil que não compensaria o esforço nesse sentido, sendo preferível haver governo, mesmo que isso restrinja a liberdade.
Claro que eu não concordo com nada disso. Mas é preciso apresentar os prós e os contra. Não é que eu não concorde que seja muito difícil. O que eu não concordo é em desistir por ser muito difícil. E põe difícil nisso.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails