sexta-feira, 28 de março de 2014

Por que uma pessoa que não gosta de trabalhar não tem bom caráter?

Porque o trabalho é a única forma legítima de agir sobre o mundo natural e social para conseguir a sobrevivência e a fruição de supérfluos. Exceto as crianças que são providas por seus cuidadores, toda pessoa capaz de se prover, se não o faz, trabalhando, é um pária social, a não ser que não tenha capacidade física ou mental. A pessoa pode trabalhar sem gostar do específico trabalho que faça. Mas não gostar de trabalhar, em princípio, qualquer que seja o trabalho, mostra que essa pessoa considera que seria válido que ela obtivesse o provimento de sua vida pelo trabalho dos outros, sendo capaz. Isso é uma concepção anti-ética que mostra uma falta de bom caráter. Note que não estou me referindo, particularmente a um trabalho assalariado ou algum que forneça rendimentos, mas qualquer trabalho, como o de cuidar da casa em troca de alimentação e abrigo, como fazem algumas donas de casa. Se bem que eu não ache que isso seja legítimo, não chega a se configurar como falta de caráter. E viver de rendimentos de capital, sem trabalhar? É ético? Eu acho que não. Mas a moral capitalista aceita.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails