Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
Professor, o senhor concorda com a privatização das Universidades como a USP e a Unicamp? Acha que, se tal fosse feito, melhoraria a educação e a disponibilidade de vagas à todos? Tendo em vista Universidades de outros países que são privadas e de qualidade, acha que o brasil conseguirá se igualar?
Não acho que a privatização seja algo bom para a educação. Pelo contrário, acho que toda a atividade relativa à educação deva ser pública. Inclusive com o arrendamento das escolas particulares para proporcionar educação gratuita para todos que não possam pagar e que, atualmente, são excluídos do ensino público superior, que se tornou elitista. Por outro lado, não havendo escola privada, todo mundo, seja rico ou seja pobre, só terá a escola pública para estudar, com vagas abertas sem discriminação econômica, o que propiciará a convivência de todos, ricos e pobres, no mesmo ambiente escolar e pressionará para que a qualidade do ensino se eleve em todas as escolas. Mas acho que a gestão do sistema educacional tenha que ser feita em moldes eficientes e eficazes, com a abolição da estabilidade do emprego, de modo a permitir a demissão por incompetência. A questão é que, não só a dotação orçamentária para a educação tem que aumentar bem, mas as universidades precisam aprender a gerar renda, inclusive de anuidades escolares de alunos ricos, com bolsas para os pobres, mesmo sendo públicas. A questão de privatização é que, para atender interesses empresariais, que se focam no lucro, deixa-se de investir em ciência básica, que não tem retorno monetário, mas é fundamental para o progresso do conhecimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário