quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Ernesto as vezes me pergunto se ser agnóstico não é mais racional que ser ateu,até porque nós nunca poderemos comprovar que Deuses e Almas não existem,não temos evidências nenhuma.É melhor admitimos que não sabemos,até porque essas coisas podem existir e nós estarmos completamente errados,o q acha ?‎

Ateísmo e agnosticismo não se excluem. Em relação à epistemologia do conhecimento de Deus pode-se ser gnóstico, agnóstico ou cético. Em relação à ontologia desse conhecimento, pode-se ser teísta, deísta, panteísta, pandeísta, panenteísta ou ateísta. Eu, por exemplo, sou um ateísta cético (não sou gnóstico e nem agnóstico, isto é não tenho certeza de que Deus exista e nem que não exista, bem como nem acho que não seja possível saber se sim ou se não, mas acho que não existe). Os ateístas gnósticos são doutrinários, isto é, estão certos de que Deus não existe. Um agnóstico pode achar que Deus existe ou que não existe, mesmo que considere que não se pode provar que sim ou que não, como os gnósticos consideram. E, achando que existe, pode ser teísta, deísta, panteísta, pandeísta ou panenteísta.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails