Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
Ernesto as vezes penso que a filosofia está no mesmo patamar que a religião,na filosofia qualquer ideia por mais absurda que seja pode ser defendida,um exemplo clássico é o Pan-psiquismo,um absurdo tentar explicar a consciência com isso,uma ideia totalmente irracional com grande apoio de filósofos.
Não só em Filosofia, mas em Ciência, idéias absurdas podem ser defendidas. Isso não significa que sejam corretas. Mesmo em Filosofia há critérios que possibilitam rejeitar proposições e assertivas não condizentes com a realidade. A verdadeira Filosofia não possui adjetivos e nem escolas de pensamento. Ela emerge da razão aplicada à análise da realidade, nos aspectos em que a Ciência não seja capaz de abordar, por não ser suscetível de testes experimentais de validação. Ao longo da História, inclusive devido ao progresso da Ciência, a Filosofia foi mudando suas concepções, pois a realidade, cada vez mais estudada, mostrou facetas que antes eram indiscerníveis. Daí a sucessão de propostas filosóficas que iam derrubando as anteriores. Ainda hoje, na Filosofia, como na Psicologia, na Sociologia, na Economia e na História, por exemplo, existem temas para os quais não se obteve um consenso da comunidade, de modo que coexistem propostas explicativas antagônicas. Isso é uma questão de tempo. Mais cedo ou mais tarde se adotará uma única concepção para cada tema de estudo. Minha proposta é de que a Filosofia se valha de métodos científicos de verificação sempre que possível, para que suas conclusões não sejam passíveis de contestação, até que novos conhecimentos possam mudar o fato. Mas isso também acontece nas diversas ciências. Há propostas em aberto na Física, como a existência de Universos Paralelos, de "Túneis de Minhoca", de táquions, de super-cordas, de branas e outras mais. Pessoas menos avisadas podem achar que, uma vez que cientistas se dedicam a pesquisar tais objetos, que ele possuem existência já confirmada. Mas, por enquanto, são só hipóteses. Outros fenômenos já foram confirmados, mas ainda não se achou uma explicação, como o emaranhamento quântico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário