Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
Professor, o que o senhor acha do budismo?Considera uma religião?Acredito que seja algo que acrescenta muito aos adeptos.
Aprecio muita coisa no Budismo, especialmente sua ataraxia. Mas discordo totalmente das concepções de karma e sansara. Não concordo com as quatro grandes verdades, pois não acho que o desejo seja a fonte do sofrimento e sim se importar com a não realização dos desejos, além de outras. Mas pode-se tê-los. Mas aprecio muito o "Caminho Óctuplo", que, inclusive, me esforço em praticar. Bem semelhante aos ensinamentos do Sermão da Montanha, bem como aos do Bhagavad Gita, do Tao Te Ching e dos Analectos. O Sermão da Montanha enaltece comportamentos válidos que seriam merecedores da bem-aventurança. Todavia as consequências de tais comportamentos que são apresentadas é que não considero verdadeiras. Mesmo não sendo uma doutrina fundamentada na crença de qualquer tipo de divindade, o Budismo, certamente, é uma religião, no sentido em que é institucionalizado e compreende uma série de noções relativas à relação do homem com o Universo, bem como prescrições morais. Além de possuir templos, classe sacerdotal e outros itens característicos das religiões.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário