Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
Existe uma lei moral? Existem absolutos morais? Se a moral é apenas um construto humano ela não é apenas uma questão de opinião?
A moral é uma lei sim, no sentido de que é uma norma prescrita para ser obedecida por algum grupo social. Mas não é absoluta, no sentido de que pode variar com a época, o lugar e o estrato social a que se refere. Todavia não é individualizada, ou seja, não há moral particular. É sempre coletiva. Portanto não é uma questão de opinião mas de um consenso de opiniões, pelo menos do grupo detentor do poder que submete a coletividade a suas determinações. A moral, assim, configura-se na expressão da vontade do poder sobre o comportamento da população. A ética, por outro lado, é uma disciplina filosófica que busca estabelecer os critérios que devem nortear a moral em suas prescrições. Assim não é contextualizada em relação à época, lugar e estrato social, mas pretende ser absoluta. Enquanto a moral determina o que seja permitido, proibido ou prescrito, a ética estabelece o que seja certo ou errado, bom ou mau. E isso não é relativo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário