quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Tu não acredita em alma, ou Deus, ou demônio... Tu só acredita, então, na Ciência? Tu não abre nenhuma possibilidade de acreditar que exista nada de Deus, ou alma, ou todas essas coisas?

Eu não acredito na ciência. Eu me convenço do que a ciência diz porque ela me faz saber a respeito do que diz com confiança. As realidades sobrenaturais são propostas de modo dogmático e não epistemológico. Não há como aceitá-las. Só se pode crer, isto é, aceitar sem evidências nem provas, em algo que possua grandes indícios de plausibilidade de ser verdadeiro e, mesmo assim, de modo provisório. A fé, que é uma crença implausível, não tem cabimento. Não considero a possibilidade de crer no sobrenatural não. Mas considero a possibilidade de aceitar a sua veracidade, não por crença, mas por convencimento, baseado em evidências e provas, se isso me for apresentado.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails