Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
Tu não acredita em alma, ou Deus, ou demônio... Tu só acredita, então, na Ciência? Tu não abre nenhuma possibilidade de acreditar que exista nada de Deus, ou alma, ou todas essas coisas?
Eu não acredito na ciência. Eu me convenço do que a ciência diz porque ela me faz saber a respeito do que diz com confiança. As realidades sobrenaturais são propostas de modo dogmático e não epistemológico. Não há como aceitá-las. Só se pode crer, isto é, aceitar sem evidências nem provas, em algo que possua grandes indícios de plausibilidade de ser verdadeiro e, mesmo assim, de modo provisório. A fé, que é uma crença implausível, não tem cabimento. Não considero a possibilidade de crer no sobrenatural não. Mas considero a possibilidade de aceitar a sua veracidade, não por crença, mas por convencimento, baseado em evidências e provas, se isso me for apresentado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário