Comentário sobre Economia.
Economia é a ciência e a arte da produção e distribuição de bens. Não necessariamente envolvendo dinheiro. Bens podem ser obtidos pegando, fazendo, ganhando, trocando, comprando ou roubando. As atividades extrativas pegam direto da natureza, como peixes, minérios, petróleo, água. Muitas pessoas fazem suas próprias roupas, móveis e outras coisas. A maioria dos miseráveis só sobrevivem porque lhe dão alimentos, roupas etc. A forma mais comum de se obter bens, pelo menos no mundo civilizado, é comprando. Quanto a roubar, apesar de não ser ético, é uma prática muito disseminada, mesmo entre pessoas consideradas honestas, que usam programas piratas, xerocam livros, baixam música e vídeos sem pagar e nem se acham criminosas por isso. Em verdade, compra é uma modalidade de troca, só que envolvendo a moeda como intermediário.
A economia, contudo, não precisa ser estabelecida através de trocas (envolvendo ou não moeda). Ela pode ser uma "Economia de Doação". Claro que não estou considerando a possibilidade do roubo e da pirataria. Sejamos honestos. A economia pode, perfeitamente, se basear inteiramente em doações. O que significa? Cada um produz tudo o que for capaz de produzir por seu trabalho e disponibiliza para a sociedade, sem nenhum retorno. Por outro lado, cada um pega do que os outros produziram o que necessita para si, sem dar nenhuma retribuição. Com essa concepção "De cada um segundo sua capacidade; a cada um segundo sua necessidade." se terá a satisfação completa de todos, com a erradicação total da pobreza, bem como da grande riqueza, abolindo completamente a existência de classes sociais. Para tal é preciso que todos sejam totalmente altruístas, que não haja nenhum egoísmo, bem como, nenhuma preguiça e nenhuma cobiça. Conseguir isso é uma questão de educação, a ser desenvolvida ao longo de várias gerações. Mas não é impossível. Especialmente se, desde já, a difusão de tal concepção começar a ser feita no processo educacional. como preconizo. Voltarei ao assunto.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário