Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 2 de outubro de 2014
Nós carregamos características genéticas que nos foram úteis na seleção natural, características essas que nos tornam egoístas, até nossas ações altruístas se dão por motivos egoístas, por mais internos que sejam. Você acha que nessas condições o socialismo é viável ?
Não é verdade que nossas ações altruístas se deem por motivos egoístas. Há o altruísmo autêntico, mesmo que, em alguns casos, uma ação aparentemente altruísta oculte intenções egoístas. Por outro lado, a cultura e a civilização surgiram, justamente, para controlar os impulsos instintivos. Tendo desenvolvido a racionalidade, o ser humano deixou de se enquadrar nos critérios da evolução por seleção natural, como cabalmente demonstra a medicina, que prolonga a vida dos menos capazes e os permite gerar prole. O darwinismo social não existe. É só uma desculpa esfarrapada para pretendentes ao poder. O ser humano é capaz de ações boas e más. Todavia, na maioria dos casos e das vezes, é mais bom do que mau. Por isso considero que uma sociedade ácrata e comunista seja possível. Mas o socialismo de estado não é algo bom. É uma dominação de uns pelos outros, como os sistemas politicamente despóticos e o liberalismo capitalista.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário