Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
entendi em partes,mas sem o capital e com bens sendo distrubuidos gratuitamente não faria que com o tempo as pessoas voltassem a ser gananciosas e acumular bens alem da necessidade?
A questão é que a anarquia comunista não é um sistema a ser implantado e sim a ser alcançado, ao fim de uma evolução civilizatória gradual, conduzida pelo processo educativo. Pessoas com o espírito atual, tendo tudo de graça, muitas vezes se tornariam gananciosas, mesmo. Mas, na anarquia isso não se daria, pois a anarquia só seria atingida depois que a ganância tivesse sido abolida na humanidade. Por outro lado, na anarquia comunista, ninguém possui bem nenhum. Tudo é de todos e nada é de ninguém. Assim, ninguém pretenderia ter nada além da necessidade, pois ninguém, realmente, possuiria nada. tudo seria suprido, não só dentro da necessidade mas, inclusive, acima dela, pela sociedade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário