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segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
Prof,vi algumas notas de quem passou em concurso para professor. Percebi que quem não tinha umaótima nota na prova de títulos, passava por causa da nota de didática. Já os cheios de títulos, passavam por isso,mesmo com baixa nota de didática. Pq existe esse dificuldade com didática ? como melhorar?
Para começar, escalonando os pontos de modo que a prova de didática valha, por exemplo 40%, a de conhecimentos, 35% e a de títulos, 25%. Isso obrigaria a todos os bacharéis a também fazerem licenciatura e as licenciaturas a abordar a didática do ensino superior e de pós-graduação. Sempre me bati para que todo físico fosse tanto bacharel quanto licenciado e que todo professor de física, mesmo só do ensino médio, sempre fosse bacharel. Ou seja, que o Curso de Física fosse um só, de cinco anos, envolvendo tanto o bacharelado quanto a licenciatura, sem escapatória. Mas essa proposta sempre foi vencida nos colegiados da universidade. Os que querem ser professores do ensino médio acham o bacharelado muito difícil e os que querem ser pesquisadores e vão fazer mestrado e doutorado acham a licenciatura uma perda de tempo. Discordo totalmente, pois os pesquisadores sempre também são professores de pós-graduação e precisam tanto ter didática quanto os professores do ensino médio.
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