Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
Não entendo como a ética seja restrita apenas ao coletivo. E se eu me contrapor aos preceitos éticos, e queira, a partir de minhas próprias concepções, elaborar a minha ética particular? Como isso não é possível?
Não é possível. Isso não é ética. Porque a ética, por definição, é uma concepção do que seja certo ou errado, justo ou injusto, bom ou mal, de modo que tais considerações possam ser aplicadas a qualquer ação feita por qualquer pessoa em qualquer lugar, em qualquer época e de qualquer estrato social. Por isso ela é filosófica e não baseada nos costumes, como a moral. Mas, mesmo a moral, que é relativa à época, ao local e ao estrato social, não é individualizada e sim composta de prescrições, proibições e permissões a serem obedecidas por qualquer um dentro daquele contexto. Não há "moral particular".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário